SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 107. (Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia / 2012) A psicoterapia breve-focal é uma psicoterapia de tempo e objetivos limitados. Seu principal objetivo é facilitar ao paciente uma visão mais clara de si mesmo e de suas perspectivas ante a problemática em que vive e gerar um pedido de ajuda. No Brasil, a primeira publicação (1984) foi da autora Vera Lemgruber (Psicoterapia breve – a técnica focal). Os elementos básicos da psicoterapia breve são:

 

(A) foco, apoio psicológico, acolhimento e experiência emocional corretiva.

(B) foco, abordagem sistematizada, tempo da sessão e setting.

(C) foco, trabalho psicoterapêutico, plano terapêutico e tempo da sessão.

(D) foco, aliança terapêutica, experiência emocional corretiva e plano terapêutico.

COMENTÁRIO

A Psicoterapia Breve originou-se da tentativa de Ferenczi & Rank de encurtar o tempo de duração dos tratamentos psicanalíticos e tem como base fundamental os conceitos psicodinâmicos advindos da teoria da personalidade proposta por Freud, dentre os quais se destacam:

 

  • Os processos mentais inconscientes;

  • Sintomas como expressão de conflitos internos;

  • Mecanismos de defesa;

  • Relação entre terapeuta e paciente como fator de tratamento.

 

Ferenczi propôs técnicas ativas para abreviar o tratamento e, em colaboração com Rank, introduziu diversos conceitos elementares:

 

  • Importância do nível de motivação do paciente para mudança;

  • Importância de fixar uma data para o término do tratamento, a fim de criar a possibilidade de trabalhar questões ligadas à separação;

  • Importância dos fatos da vida atual, em relação aos da infância do paciente.

 

Vamos revisar os principais conceitos da Psicoterapia Breve:

 

FOCO – termo que designa o ‘ponto de convergência das atenções do terapeuta’ (Malan apud Lemgruber, 1997, p. 22), ou seja, um ponto específico da vida do paciente sobre o qual se deve concentrar o trabalho terapêutico de maneira objetiva e eficaz.

 

ALIANÇA TERAPÊUTICA – termo que designa a capacidade de o paciente estabelecer uma ligação de trabalho com o terapeuta, em oposição às reações transferenciais regressivas e a resistência (Novalis et al apud Lemgruber, 2000)

 

EXPERIÊNCIA EMOCIONAL CORRETIVA – aspecto central do processo psicoterápico na PBP. Representa a possibilidade de o paciente experimentar situações traumáticas do passado reprimidas, revivendo-as na relação terapêutica. A proposta é que uma nova experiência emocional ocorra na relação terapêutica. As mudanças se verificam ao longo do processo terapêutico, por meio de mecanismos de aprendizagem, a partir desta nova experiência relacional.

 

PLANO TERAPÊUTICO – no planejamento são definidas, conjuntamente com o paciente, as condições e objetivos do trabalho. O plano terapêutico deve ser flexível e considerar o desenvolvimento do processo e a tática empregada tem que ser sempre passível de modificações de acordo com as necessidades percebidas no decorrer da terapia.

 

EFEITO CARAMBOLA – mecanismo resultante das experiências de reaprendizagem emocional, advindas das novas conexões neuronais mais satisfatórias em relação à problemática do paciente, conduzindo a constantes modificações nas sinapses neuronais. Este mecanismo interno potencializa os benefícios terapêuticos obtidos através da técnica focal. Assim, ao se resolver o conflito focal, circunscrito a uma determinada área da vida do paciente, outras modificações em diversos aspectos do indivíduo podem ocorrer, como reflexo de repercussões positivas da reformulação desse aspecto específico que foi focalizado e trabalhado durante a terapia (Lemgruber, 1997).

GABARITO: (D) foco, aliança terapêutica, experiência emocional corretiva e plano terapêutico.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083