SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 108. (MPRO/2012) Para que a função de holding no Acompanhamento Terapêutico (AT) se dê de modo satisfatório, o terapeuta deverá:

 

(A) ter seu referencial teórico bem integrado à sua personalidade.

(B) se recusar a uma regularidade de contato com o acompanhado.

(C) evitar a variação de settings terapêuticos.

(D) dar mais ênfase ao discurso do que à situação vivida como acompanhado.

(E) evitar compartilhar as experiências do acompanhado durante o atendimento.

COMENTÁRIO

O termo holding significa sustentação e, na teoria winnicottiana, diz respeito à capacidade da mãe em se identificar com seu filho. Em termos psicológicos, atuar como holding significa fornecer apoio egoico. Este apoio deve diferenciar-se para cada pessoa de acordo com suas necessidades. Barreto (2005) define o holding como tudo aquilo que, no ambiente, fornece continuidade, constância tanto física como psíquica.

 

No decorrer de toda sua obra, Winnicott enfatiza a importância do ambiente externo (familiar) afetivo, acolhedor e continente das necessidades da criança, em todo o ciclo vital como base para um desenvolvimento saudável.

 

Dentro do mesmo princípio, o Acompanhante Terapêutico (AT) atua como um modelo de identificação para o paciente, operando como um organizador psíquico, pois o ajuda a desenvolver diferentes modos de agir frente ao ambiente e às situações cotidianas (Mello & Brunl, 2012).

 

Vamos analisar cada uma das alternativas a fim de identificarmos a resposta à questão:

(A) ter seu referencial teórico bem integrado à sua personalidade.

CORRETA – a capacidade de fornecer holding exige do AT espontaneidade, acolhimento e congruência, ou seja, características pessoais do terapeuta integrados ao referencial teórico.

(B) se recusar a uma regularidade de contato com o acompanhado.

 

ERRADA – a função de holding exige do AT disponibilidade e regularidade no contato com o acompanhado para assegurar o fortalecimento do vínculo e a vivência de cuidado e segurança.

 

(C) evitar a variação de settings terapêuticos.

 

ERRADA – o manuseio do setting é um recurso importante para a criação do ambiente de holding e sua mudança pode ser utilizada pelo AT como modelo facilitador para promover a estabilidade do vínculo frente às modificações do contexto. 

 

(D) dar mais ênfase ao discurso do que à situação vivida com o acompanhado.

 

ERRADA – Conforme vimos, na perspectiva winnicottiana a função de holding implica na capacidade de tornar o ambiente acolhedor e esta vivência está muito mais associada às experiências compartilhadas do que ao discurso.

 

(E) evitar compartilhar as experiências do acompanhado durante o atendimento.

 

ERRADA – o compartilhamento dos pensamentos, sentimentos e sensações em tempo real é essencial para o processo de regulação frente às modificações do contexto.

 

GABARITO: (A) ter seu referencial teórico bem integrado à sua personalidade.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083