SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 110. (IAMSPE – PREVENIR / 2012) Enquanto a proposta de Anna Freud faz restrições à utilização do jogo como elemento para a análise de crianças, conforme Arminda Aberastury (Psicanálise da criança: teoria e técnica, 1982, p. 45 e 48), a técnica de Melanie Klein entende que o brinquedo

 

(A) oferece uma clara distinção entre a fantasia e a realidade, reduzindo a ansiedade.

(B) permite à criança vencer o medo dos perigos internos, pela projeção ao exterior.

(C) oferece a possibilidade de distanciar-se da realidade abruptamente e manter a cisão.

(D) desloca as situações externas ao mundo interno, possibilitando o insight.

(E) permite à criança atuar (acting out) seus impulsos amorosos sem inibição.

COMENTÁRIO

Melanie Klein (1997) propôs que podemos compreender o mundo interno da criança através da interpretação do ato de brincar. Em 1932, Klein notou que a criança expressava suas fantasias, desejos e experiências simbolicamente no brinquedo, propondo que o brincar – juntamente com os sons, movimentos, discurso espontâneo – e o uso que faziam dos brinquedos equivaleriam à associação livre dos adultos.

 

Segundo Aberastury (1982, p.48), a técnica do brincar proposta por Melanie Klein baseia-se no entendimento de que a criança, ao brincar, vence realidades dolorosas e domina medos instintivos, projetando-os no exterior por meio dos brinquedos. Este mecanismo é possível porque a criança desde muito cedo tem a capacidade de simbolizar. O brinquedo permite à criança vencer o medo dos objetos, bem como vencer o medo dos perigos internos, possibilitando fazer prova do mundo real, sendo por isso uma ponte entre a fantasia e a realidade.

 

Aberastury (1992) propõe que o brinquedo é a via de projeção das fantasias, facilitando a elaboração das situações traumáticas. Além disso, o brinquedo permite que a criança possa investigar. Se fornecermos brinquedos de difícil manejo e a criança compreender que deverá saber usá-los, propiciaremos frustração e dor pela incapacidade de poder usá-los.

 

GABARITO: (B) permite à criança vencer o medo dos perigos internos, pela projeção ao exterior.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083