SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 115. (TRT10 / 2013) Com relação às psicoterapias, julgue os itens seguintes.

 

Na terapia cognitiva, utiliza-se o registro dos pensamentos disfuncionais, buscando-se com isso identificar pensamentos e emoções do paciente em situações perturbadoras.

 

( ) CERTO ( ) ERRADO

 

Embora seja uma intervenção muito utilizada na abordagem psicanalítica, a psicoeducação é pouco indicada para a terapia cognitiva e para a terapia comportamental.

 

( ) CERTO ( ) ERRADO

 

Questionamento socrático e descatastrofização são técnicas da abordagem rogeriana.

 

( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

Esta questão foi aplicada pela banca CESPE/UnB. Neste caso, vamos analisar cada assertiva a fim de identificarmos se estão certas (C) ou erradas (E).

 

  • Na terapia cognitiva, utiliza-se o registro dos pensamentos disfuncionais, buscando-se com isso identificar pensamentos e emoções do paciente em situações perturbadoras.

 

CERTA – Nesta técnica é construído um quadro em que o cliente deverá realizar anotações, sempre que experimentar uma emoção desagradável, permitindo a identificação dos pensamentos e emoções do cliente, em situações perturbadoras e para sua posterior reestruturação. Inicialmente, a pessoa é orientada a preencher apenas os quatro primeiros tópicos do quadro. Somente após o cliente ter compreendido bem as primeiras quatro colunas, são inseridas as duas últimas que permitem a modificação do pensamento e da emoção.

 

  • Embora seja uma intervenção muito utilizada na abordagem psicanalítica, a psicoeducação é pouco indicada para a terapia cognitiva e para a terapia comportamental.

 

ERRADA – O uso de estruturação, psicoeducação e ensaio para melhorar a aprendizagem são utilizadas com grande frequência pelas abordagens cognitivas e comportamentais.

 

  • Questionamento socrático e descatastrofização são técnicas da abordagem rogeriana.

 

ERRADA – Segundo Rangé e Sousa (2008), Questionamento socrático e descatastrofização fazem parte do rol de técnicas aplicadas por profissionais que praticam as Terapias Cognitivo-Comportamentais.

 

GABARITO: CEE

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083