QUESTÃO 119. (Prefeitura Municipal de Biguaçu / 2010) Genetograma ou genograma é um instrumento amplamente utilizado na Terapia Familiar e na atenção primária à saúde, e recentemente, sua aplicação tem sido difundida em pesquisas sobre famílias. Sobre esse instrumento, assinale a alternativa incorreta.

(A) Permite clarificar padrões transgeracionais de doenças.

(B) Situa a demanda da família num contexto histórico.

(C) Permite ao profissional explorar os mitos e os padrões familiares.

(D) Através dele é possível ter acesso à estrutura básica, à demografia, ao funcionamento e aos relacionamentos da família.

O genograma é um instrumento de avaliação familiar que consiste num sistema de colheita e registro de dados e que integra a história biomédica e a história psicossocial do paciente e da sua família (Rebelo, 2007, p.309).

McGoldrick, Gerson e Shellenberger (1999) propõem quatro categorias para a interpretação de um genograma que são fundamentadas na teoria sistêmica aplicada ao estudo das famílias: (1) composição e a estrutura familiar; (2) o ciclo de vida familiar; (3) os padrões de repetição ao longo das gerações e (3) o equilíbrio/desequilíbrio familiar.

O que permite o genograma:

• Combinar informação biomédica e psicossocial de determinada família;

• Compreender o indivíduo no contexto da família e o impacto da família no indivíduo;

• Localizar o problema de saúde apresentando-o no seu contexto histórico;

• Clarificar padrões transgeracionais de doença, de comportamento e de uso dos serviços de saúde;

• Permite ao clínico e ao paciente olhar e explorar os mitos familiares e mudar os seus roteiros;

• Permite o aconselhamento nos conflitos conjugais e de pais/filhos;

• Tem valor tanto diagnóstico como terapêutico.

Vamos analisar cada alternativa. Atenção! O enunciado da questão solicita a identificação da alternativa INCORRETA!

(A) Permite clarificar padrões transgeracionais de doenças.

CORRETA – O genograma permite clarificar padrões transgeracionais de doença, de comportamento e de uso dos serviços de saúde;

(B) Situa a demanda da família num contexto histórico.

CORRETA – O genograma permite localizar o problema de saúde apresentando-o no seu contexto histórico;

(C) Permite ao profissional explorar os mitos e os padrões familiares.

CORRETA – Permite ao clínico e ao paciente olhar e explorar os mitos familiares e mudar os seus roteiros;

CORRETA – O genograma coleta informações sobre a estrutura familiar, os dados demográficos, a história clínica e as relações entre os elementos de uma família, utilizando regras e simbologia próprias.

ERRADA – O genograma familiar deve ser considerado pelo profissional como mais um recurso na avaliação clinica dos sintomas ou problemas de saúde de um paciente. Rebelo, (2007) afirma que fazer diagnósticos ou extrair implicações clínicas ou terapêuticas só pela interpretação de um genograma, por mais completo que ele seja, será com certeza um erro.

GABARITO: (E) Tem potencial descritivo, que favorece o tratamento de doenças, e reconhecimento potencial psicoterapêutico de todos os envolvidos na sua construção.