SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 12. (Aeronáutica/ EAOT – 2011) Para Carl Rogers, as pessoas plenamente funcionais ou psicologicamente saudáveis apresentam as seguintes características, exceto

 

(A) mente aberta para aceitar qualquer tipo de novas experiências.

(B) tendência a viver plenamente no passado.

(C) capacidade para se orientar pelos próprios institutos.

(D) alto grau de criatividade.

COMENTÁRIO

Carl Rogers considera que a personalidade que funciona plenamente é aquela em contínuo estado de fluxo e constantemente mutável. Assim, uma personalidade saudável é aquela que pode confiar em sua própria experiência e aceitar o fato de que as outras pessoas são diferentes.

 

Vamos analisar cada uma das alternativas buscando identificar aquela que NÃO apresenta uma das características do indivíduo de funcionamento integral.

 

A. Mente aberta para aceitar qualquer tipo de novas experiências – ASSERTIVA CORRETA

 

Abertura à experiência – ocorre o pouco uso dos sinais de alerta que restringem a percepção consciente, afastando-se continuamente de suas defesas na direção das experiências diretas. A pessoa fica mais aberta, tanto aos sentimentos de receio, de desânimo e de desgosto quanto aos de coragem, ternura e de fervor. Torna-se mais capaz de viver completamente a experiência do seu organismo, em vez de impedi-la de alcançar a consciência.

 

B. Tendência a viver plenamente no passado – ASSERTIVA INCORRETA.

 

Viver no presente – é a busca por realizar-se completamente a cada momento. Esta articulação contínua e direta com a realidade possibilita afirmar que o Self (eu) e a personalidade emergem da experiência. Uma pessoa reestrutura suas respostas à medida que a experiência permite ou sugere novas possibilidades.

C. Capacidade para se orientar pelos próprios institutos – ASSERTIVA CORRETA.

 

Confiança nas exigências internas e no julgamento intuitivo – existe a confiança sempre crescente na capacidade de tomar decisões. Quando uma pessoa está mais capacitada para colher e empregar dados, é mais provável que ela valorize sua capacidade de resumir esses dados e de responder. Esta não é uma atividade apenas intelectual, mas uma função da pessoa inteira. Rogers sugere que, na pessoa de funcionamento integral, os erros efetuados serão devidos à informação incorreta e não ao processamento incorreto.

 

D. Alto grau de criatividade – ASSERTIVA CORRETA.

 

Rogers considera que a criatividade é a tendência do homem para atualizar-se e concretizar suas potencialidades, devendo, para tanto, possuir como características: a abertura à experiência; a habilidade para viver o momento presente; a confiança no organismo como um meio de alcançar o comportamento mais satisfatório em cada momento existencial. 

 

GABARITO: (B) tendência a viver plenamente no passado.

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083