SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 127. (EBC / 2011) A respeito do psicodiagnóstico, julgue os itens que se seguem.

 

  • A necessidade de compreensão do aspecto dinâmico da personalidade foi um dos fatos que valorizaram o surgimento das técnicas projetivas.

COMENTÁRIO

Conforme vimos na resolução de outras questões, este é o tipo de quesito tipicamente formulado pela banca CESPE/UnB. Você não terá alternativas para assinalar, devendo julgar a correição da assertiva. A resposta da questão será sempre Certo (C) ou Errado (E). 

 

  • A necessidade de compreensão do aspecto dinâmico da personalidade foi um dos fatos que valorizaram o surgimento das técnicas projetivas.

 

CERTA - Segundo Cunha (2002), as técnicas projetivas podem ser empregadas em atendimentos com um direcionamento psicodinâmico e visam um entendimento dinâmico da personalidade dos pacientes, como conflitos, mecanismos de defesa do ego, estados emocionais, fantasias, traços de caráter e aspectos sadios e patológicos dos sujeitos.

 

O termo técnicas projetivas designa um conjunto de procedimentos técnicos que visa ao estudo da personalidade dos indivíduos através de estímulos pouco estruturados, onde o indivíduo pode expressar livremente um sentido particular, e assim, suas respostas serão sempre projetivas e passíveis de uma interpretação de seus processos internos (Van Kolck, 1981).

 

A hipótese projetiva baseia-se no conceito freudiano de projeção, um mecanismo de defesa através do qual o indivíduo atribui de maneira inconsciente características da própria personalidade a outras pessoas.

 

De acordo com os defensores do uso de testes projetivos, estes instrumentos possuem duas grandes vantagens em comparação aos testes estruturados:

 

  • Eles driblam os mecanismos de defesa do indivíduo;

  • Permitem ao intérprete do teste ter acesso a conteúdos não acessíveis à consciência do indivíduo testado.

 

Ombredane (1952 apud Anzieu, 1994) propõe a existência de três formas diversas de projeção atuando nos testes projetivos:

 

  • projeção especular - o indivíduo identifica na imagem do outro características que pretende serem suas, estando essas duas imagens indiferenciadas. Este tipo de projeção pode ser de dois tipos: o modo indicativo (quando o sujeito projeta no outro o que de fato é) ou modo optativo (quando o sujeito projeta no outro características que gostaria de ter ou ser);

 

  • projeção catártica - o sujeito projeta no outro características que recusa ter como suas e das quais deseja se livrar, sendo esta projeção vista como um mecanismo defensivo;

 

  • projeção complementar - o sujeito atribui ao outro sentimento e atitudes que justifiquem as suas. Esta forma de projeção utiliza os outros dois tipos descritos.

 

Além dos aspectos de projeção, os testes projetivos fornecem também praticamente todos os mecanismos mentais, tanto expressivos como os de defesa, proporcionando rico material de análise sobre o paciente (Anderson e Anderson, 1978).

 

GABARITO: C

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083