SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA
QUESTÃO 129. (Prefeitura municipal de Suzano / 2012) Um diagnóstico que tem como objetivo investigar irregularidades ou inconsistências de um quadro sintomático, para esclarecer entre alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou natureza de uma patologia, é denominado Diagnóstico
(A) descritivo.
(B) nosológico.
(C) interventivo.
(D) diferencial.
(E) compreensivo.
COMENTÁRIO
Vamos analisar cada uma das alternativas de resposta revisando as definições dos tipos de avaliação psicológica a fim de identificarmos qual faz referência à descrição apresentada no enunciado.
(A) descritivo.
Interpreta a diferença entre escores, identifica forças e fraquezas, descreve o desempenho do paciente.
(B) nosológico.
Compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos.
(C) interventivo.
Faz uso integrado dos processos avaliativo e terapêutico, devendo ambos ser vistos de maneira conjunta, sendo realizadas pontuações e interpretações desde a primeira entrevista com o paciente, bem como durante a aplicação de técnicas projetivas.
(D) diferencial.
Investiga irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou natureza da patologia.
(E) compreensivo.
Determina o nível de funcionamento da personalidade e examina funções do ego para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever respostas aos mesmos.
GABARITO: (D) diferencial