SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 129. (Prefeitura municipal de Suzano / 2012) Um diagnóstico que tem como objetivo investigar irregularidades ou inconsistências de um quadro sintomático, para esclarecer entre alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou natureza de uma patologia, é denominado Diagnóstico

 

(A)  descritivo.

(B)  nosológico.

(C)  interventivo.

(D)  diferencial.

(E)  compreensivo.

COMENTÁRIO

Vamos analisar cada uma das alternativas de resposta revisando as definições dos tipos de avaliação psicológica a fim de identificarmos qual faz referência à descrição apresentada no enunciado.

 

(A) descritivo.

 

Interpreta a diferença entre escores, identifica forças e fraquezas, descreve o desempenho do paciente.

 

(B) nosológico.

 

Compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos.

 

(C) interventivo.

 

Faz uso integrado dos processos avaliativo e terapêutico, devendo ambos ser vistos de maneira conjunta, sendo realizadas pontuações e interpretações desde a primeira entrevista com o paciente, bem como durante a aplicação de técnicas projetivas.

 

(D) diferencial.

 

Investiga irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou natureza da patologia.

 

(E) compreensivo.

 

Determina o nível de funcionamento da personalidade e examina funções do ego para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever respostas aos mesmos.

 

GABARITO: (D) diferencial

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083