SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 14. (Prefeitura Municipal de São Luiz / 2008) Na Gestalt-terapia, Frederick Perls sugere a existência de quatro mecanismos neuróticos básicos (distúrbios de limites) que impedem o crescimento. São eles:

 

A. Projeção, fixação, condensação e retroflexão.

B. Introjeção, projeção, confluência e retroflexão.

C. Condensação, introjeção, projeção e confluência.

D. Introjeção, condensação, confluência e fixação.

E. Confluência, projeção, retroflexão e condensação.

COMENTÁRIO

Na perspectiva gestáltica, entende-se como neurose um conjunto de respostas obsoletas ou inadequadas, em geral fixadas numa estrutura de caráter que reproduz comportamentos adquiridos em outros tempos e em outros lugares, estando vinculada a repetidas dificuldades de ajustamento entre o organismo e seu meio.

 

Fritz Perls descreveu quatro mecanismos neuróticos básicos capazes de impedir o crescimento (Fadiman e Frager, 2004; p.77):

 

  • Introjeção – É o mecanismo pelo qual os indivíduos incorporam padrões, atitudes e modos de agir e pensar que não lhes são próprios e que eles não os assimilam ou digerem suficientemente para torná-los seus. Um dos efeitos prejudiciais da introjeção é que estes indivíduos têm grande dificuldade de distinguir entre seus próprios sentimentos e os dos outros.

 

  • Projeção – É a tendência para se desapropriar dos próprios impulsos, uma inclinação em negar e não aceitar as partes da nossa personalidade que consideramos difíceis, ofensivas ou sem atrativos, responsabilizando os outros pelo que se origina no self.

 

  • Confluência – Neste mecanismo o indivíduo não sente o limite entre si mesmo e o ambiente, impossibilitando a tolerância das diferenças entre as pessoas.

 

  • Retroflexão – O indivíduo que retroflete volta-se contra si-mesmo e, em vez de dirigir sua energia para a mudança e manipulação de seu ambiente, dirige essas energias para si mesmo. O retroflexor faz consigo o que gostaria de fazer aos outros. Na verdade quando ele retroflexiona um comportamento, trata a si mesmo como originalmente quis tratar a outras pessoas ou objetos. 

 

Após revisarmos os principais conceitos necessários para a resolução desta questão, vamos analisar cada uma das assertivas:

 

A. Projeção, fixação, condensação e retroflexão.

B. Introjeção, projeção, confluência e retroflexão.

C. Condensação, introjeção, projeção e confluência.

D. Introjeção, condensação, confluência e fixação.

E. Confluência, projeção, retroflexão e condensação.

 

Observe que todas as alternativas trouxeram exemplos de mecanismos neuróticos conforme a perspectiva gestáltica; no entanto, apenas a alternativa B apresentou os quatro mecanismos. Além disso, a banca tentou confundir os candidatos inserindo o termo psicanalítico “condensação”, que é um mecanismo característico do pensamento inconsciente bastante frequente em sonhos.

 

GABARITO: (B) Introjeção, projeção, confluência e retroflexão.

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083