SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 143. (TJAL / 2012) Em construção de escalas para medir variáveis, conceitos ou constructos teóricos não observáveis diretamente, como inteligência, personalidade etc., é fundamental que as medidas sejam precisas e capazes de medir o que se propõem medir, definições essas cujos conceitos, respectivamente, são

 

(A) validade e fidedignidade.

(B) exatidão e mensuração.

(C) validade e compatibilidade.

(D) fidedignidade e validade.

(E) fidedignidade e precisão.

COMENTÁRIO

 

Segundo Alchieri e Cruz (2003), os instrumentos psicométricos estão fundamentados em valores estatísticos que indicam sua sensibilidade (ou adaptabilidade do teste ao grupo examinado), sua precisão (fidedignidade nos valores quanto à confiabilidade e estabilidade dos resultados) e validade (segurança de que o teste mede o que se deseja medir).

 

A coerência de um instrumento de medida é verificada pelo grau de concordância existente entre os índices internos (fidedignidade) e externos (validade). A avaliação objetiva dos testes psicológicos inclui, em geral, a determinação da sua validade e da sua precisão em situações específicas.

 

Fidedignidade é o índice de precisão da medida, ou seja, o quanto a medida está susceptível ao erro, qual a sua confiabilidade. Quanto maior a fidedignidade, maior a precisão de um instrumento.

 

Pasquali (2001) considera que o conceito de precisão ou fidedignidade se refere ao quanto o escore obtido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito num traço qualquer. O termo precisão, quando usado em psicometria, sempre significa estabilidade ou consistência.

 

Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando retestado com o mesmo teste, ou com uma forma equivalente. Antes de um teste psicológico ser apresentado para o uso geral, é preciso realizar uma verificação completa e objetiva de sua precisão (Pasquali, 2001).

 

Quanto à validade da medida, costuma-se ensinar que um teste é válido se de fato mede o que supostamente deve medir. Por exemplo, atesta se uma escala de ansiedade de fato está medindo ansiedade. A validade é a questão mais importante a ser proposta com relação a qualquer teste psicológico, uma vez que, apresenta uma verificação direta do teste satisfazer sua função (Pasquali, 2001).

 

Diversos métodos são utilizados para se conhecer a validade de uma medida. Dois dos métodos mais utilizados são (Erthal, 2003):

 

(1) a validade teórica - um teste pode ser validado de modo teórico quando especialistas na área em questão se reúnem e concordam que aquele instrumento mede o que está sendo proposto.

(2) a validade de construto convergente e divergente – utiliza respectivamente instrumentos que já são usados para mensurar dado construto psicológico ou que não possuem este uso e correlaciona-os com a medida que se pretende avaliar.

 

O enunciado da questão apresenta dois critérios para a construção de escalas que medem variáveis psicológicas: (1) as medidas precisam ser precisas; (2) as medidas devem ser capazes de medir o que se propõem medir.

 

Conforme vimos, a avaliação objetiva dos testes psicológicos inclui, em geral, a determinação da sua validade e da sua precisão em situações específicas. As definições apresentadas no enunciado são condizentes com os critérios de fidedignidade e validade.

 

A pegadinha da questão aparece agora! Existem duas alternativas que trazem o mesmo conteúdo:

 

(A) validade e fidedignidade.

(D) fidedignidade e validade.

 

Neste momento muitos candidatos irão ficar na dúvida e assinalar a alternativa incorreta. Mas, como saber qual a resposta? Muito simples, ao apresentar os dois conceitos, o enunciado da questão utilizou o termo RESPECTIVAMENTE. Siga sempre a nossa regra de ouro: grife os termos de interesse no enunciado da questão!

 

Conforme o enunciado, os dois critérios para a construção de escalas que medem variáveis psicológicas:

 

(1) as medidas precisam ser precisas – FIDEDIGNIDADE.

(2) as medidas devem ser capazes de medir o que se propõem medir – VALIDADE.

 

GABARITO: (D) fidedignidade e validade.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083