SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 15. (FMPFM – SP / 2012) Para Abraham Maslow, cada indivíduo é dotado de propensão inata à autorrealização, sendo que os pré-requisitos seriam:

 

A. O amor suficiente na infância e a satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança nos primeiros dois anos de vida.

B. Completa auto-estima e plena satisfação das necessidades fisiológicas.

C. Satisfação pessoal e profissional na vida adulta.

D. Atitude de criatividade e estrutura de caráter democrático.

COMENTÁRIO

De acordo com Maslow, o ser humano tem uma tendência espontânea para a realização pessoal. Esta realização é alcançada se as suas necessidades primárias estiverem satisfeitas.

 

A autoatualização é o conceito central da teoria de Maslow. Conforme este pressuposto, o indivíduo deve desenvolver ao máximo suas capacidades e habilidades, explorar opções e viver sua vida da maneira mais plena possível.

 

O objetivo fundamental do desenvolvimento humano é a autorrealização, que é obtida através do uso e da exploração plenos de talentos, capacidades, potencialidades.

 

Maslow considera pré-requisitos para a autorrealização: (1) amor suficiente na infância; (2) a satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança nos primeiros dois anos de vida.

 

Quando a criança for segura e confiante nesse período, assim também o será na vida adulta. Sem o amor, a estabilidade e o respeito por parte dos pais, será difícil o indivíduo na vida adulta atingir a autorrealização.

 

GABARITO: (A) O amor suficiente na infância e a satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança nos primeiros dois anos de vida.

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083