SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA


QUESTÃO 160. (MPE – AP / 2012) Tendo como base o Código de Ética Profissional do Psicólogo e seus princípios fundamentais, estão previstos elementos que são de aplicação no tocante à atuação com o idoso. São eles:

 

(A) avaliação de situações de risco, promoção da saúde coletiva e engajamento para a erradicação da pobreza.

(B) atuação em serviços psicossociais e médicos de cunho assistencialista e contribuição para a erradicação da violência sexual.

(C) promoção de debates para o fim do trabalho escravo e redução da taxa de mortalidade infanto-juvenil.

(D) promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuição para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

(E) promoção da saúde física e mental de indivíduos e formação de grupos de pesquisa que visem à erradicação do analfabetismo de idosos.

COMENTÁRIO

Os Princípios Fundamentais são os eixos que norteiam todos os artigos do Código de Ética. Leia com bastante atenção os incisos apresentados a seguir, pois o conhecimento seguro sobre estes princípios será essencial para reconhecer qualquer texto baseado em seus pressupostos. Grifamos e negritamos algumas palavras propositalmente para chamar a sua atenção e facilitar a memorização.

 

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

 

I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

 

III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

 

IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

 

V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.

 

VI .O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.

 

VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.

 

GABARITO: (D) promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuição para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083