SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 164. (Prefeitura Municipal de Cubatão / 2012) Um psicólogo que trabalha em uma equipe interdisciplinar decide usar um teste psicológico para fins de pesquisa de incidência de depressão em um grupo de mulheres mastectomizadas. Devido ao alto número de pacientes envolvidas no estudo, o psicólogo treina o psiquiatra e a assistente social na aplicação e avaliação do teste, dado que esses profissionais têm o primeiro contato com essas mulheres.

 

Assinale a alternativa que caracteriza a conduta do psicólogo em termos do Código de Ética.

 

(A) Como a situação se dá em contexto de pesquisa, sem consequências para as pacientes, a conduta do psicólogo não constitui violação do código de ética.

(B) Dado que os testes psicológicos são de uso exclusivo de psicólogos, a conduta do psicólogo constitui violação do código de ética.

(C) A conduta do psicólogo não constituirá violação ao código de ética se a avaliação das respostas das pacientes ao teste for feita por software.

(D) O código de ética não se aplica à conduta do psicólogo na situação de pesquisa descrita.

(E) Há violação do código de ética porque o psicólogo utiliza pacientes reais para a realização de pesquisas.

COMENTÁRIO

RESOLUÇÃO CFP N.º 002/2003 – Define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos.

 

Art. 1º. Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1° do Art. 13 da Lei n.° 4.119/62.

 

LEI Nº 4.119 / 1962 – Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo.

 

Art.13 - Ao portador do diploma de psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia nos vários cursos de que trata esta lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo.

 

§ 1º- Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:

 

a) diagnóstico psicológico;

b) orientação e seleção profissional;

c) orientação psicopedagógica;

d) solução de problemas de ajustamento.

 

§ 2º- É da competência do Psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.

 

GABARITO: (B) Dado que os testes psicológicos são de uso exclusivo de psicólogos, a conduta do psicólogo constitui violação do código de ética.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083