SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 166. (UNESP / 2012) Um psicólogo recebe para avaliação psicológica um indivíduo e, após a realização do processo psicodiagnóstico, identifica que ele não possui capacitação teórica e técnica para oferecer o atendimento necessário a esse indivíduo. Nesse caso, como determina o Código de Ética Profissional, art. 1.°, item h, o psicólogo deve

 

(A) estabelecer com outro profissional um acordo de prestação de serviço, para responder à demanda desse indivíduo sem interromper o vínculo profissional já estabelecido com ele.

(B) orientar esse indivíduo sobre o encaminhamento apropriado, e fornecer ao profissional que o sucederá os documentos pertinentes ao bom acompanhamento do caso.

(C) procurar se capacitar teórica e tecnicamente para prestar o atendimento necessário, para garantir que o indivíduo por ele avaliado receba um atendimento de qualidade.

(D) contratar os serviços de outro profissional para que se realize uma nova avaliação sobre o caso e um atendimento adequado à demanda identificada nesse indivíduo.

(E) interromper o atendimento e o vínculo estabelecido com esse indivíduo, para que este tenha oportunidade de escolher livremente outro profissional para atendê-lo.

COMENTÁRIO

Segundo a alínea h do art. 1° do Código de Ética Profissional do Psicólogo, são deveres fundamentais dos psicólogos orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho.

 

A expressão a quem de direito pode referir-se tanto ao usuário do serviço psicológico (paciente/cliente), quanto ao responsável legal do paciente/cliente ou ainda ao solicitante da avaliação (juiz, médico, pedagogo, etc.), respeitando-se, em cada caso, os limites concernentes ao sigilo profissional.

 

GABARITO: (B) orientar esse indivíduo sobre o encaminhamento apropriado, e fornecer ao profissional que o sucederá os documentos pertinentes ao bom acompanhamento do caso.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083