SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 167. (PGJ / 2013) São deveres fundamentais dos psicólogos expressos no Código de Ética:

 

(A) conhecer, divulgar, criticar, cumprir e fazer cumprir este Código.

(B) assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica, empírica e tecnicamente.

(C) prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional.

(D) prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, valorizando a inferência social da psicologia.

(E) ter, para com o trabalho dos psicólogos, de outros profissionais e de religiosos, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com esses, salvo impedimento por motivo relevante.

COMENTÁRIO

Conforme o art. 1° do Código de Ética Profissional do Psicólogo, são deveres fundamentais dos psicólogos:

 

c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;

 

A alínea c traz fundamentos importantes para a prática profissional. Observe a parte grifada e perceba que ela associa a prestação do serviço de qualidade à necessidade de condições adequadas de trabalho. Como exemplo, podemos pensar em um serviço em que não haja um espaço reservado para a escuta do paciente, deixando que o som vaze e o sigilo seja comprometido; ou quando for necessária a aplicação de técnicas normatizadas.

 

Observe agora os trechos em negrito. O psicólogo tem o dever de utilizar instrumentos e técnicas fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional. Deste modo, o profissional ao aplicar apenas técnicas ou instrumentos que tenham fundamentação compatível com a ética da profissão, comprovado embasamento científico e em acordo com este código e com as resoluções emitidas pelo CFP.

 

GABARITO: (C) prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083