SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 168. (BNDES / 2013) Um psicólogo está envolvido na seleção de projetos a serem financiados por uma organização. Sua participação se justificou, a princípio, pela presença de projetos na área de atenção à saúde, tópico sobre o qual ele é recorrentemente consultado pelos outros participantes da seleção. Dentre os dois projetos finalistas, inclusive, um é de autoria de um grupo de psicólogos. Nessa situação, em termos éticos, o que deve orientar a posição do psicólogo diante do grupo que conduz a seleção?

 

(A) A avaliação da viabilidade financeira dos projetos concorrentes e a projeção que podem alcançar no entorno social, uma vez que o psicólogo tem, antes de tudo, responsabilidade em relação à organização para que trabalha.

(B) A opinião da maioria do grupo, uma vez que o psicólogo deve assumir um posicionamento democrático e conciliatório, zelando pela resolução dos conflitos nos grupos em que trabalha.

(C) A defesa do campo da psicologia, beneficiando, portanto, o projeto que promova a prática da psicologia, independente de suas outras características ou das características do projeto com que concorre.

(D) Os temas relativos ao campo da psicologia, como a promoção da dignidade do ser humano, o contexto político e social, a promoção de saúde das coletividades e a eliminação da violência.

(E) Os critérios circunscritos pelos saberes produzidos pela psicologia, pois o art. 6º  do Código de Ética do Psicólogo recomenda que, ao lidar com profissionais não psicólogos, o psicólogo encaminhe a outros as demandas que extrapolem seu campo de atuação.

COMENTÁRIO

A solução desta questão deve ter por referência os PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS estabelecidos no Código de Ética Profissional do Psicólogo. Os Princípios Fundamentais são os eixos que norteiam todos os artigos do Código de Ética. Leia com bastante atenção os incisos apresentados a seguir, pois o conhecimento seguro sobre estes princípios será essencial para reconhecer quando aplicar seus pressupostos.

 

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

 

I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

 

III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

 

IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

 

V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.

 

VI. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.

 

VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.

 

GABARITO: (D) Os temas relativos ao campo da psicologia, como a promoção da dignidade do ser humano, o contexto político e social, a promoção de saúde das coletividades e a eliminação da violência.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083