SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 170. (TRT1 / 2011) A Resolução CFP No 002/2003 define e regulamenta o uso e a comercialização dos testes psicológicos. Um psicólogo, ao escolher um teste para utilizar em um psicodiagnóstico, entra em contato com um teste estrangeiro que muito apreciou. O psicólogo precisa considerar o que determina o Art. 7 desta Resolução, no qual se encontra que os testes estrangeiros

 

(A) psicopedagógicos precisam ser adequados à amostra brasileira, somente se de origem não europeia.

(B) projetivos podem ser utilizados, sem a necessidade de adequação a amostras brasileiras, já que investigam fatores universais.

(C) gráficos somente, necessitam de avaliação das evidências de validade, precisão e dados normativos com o ambiente cultural.

(D) de inteligência não necessitam ser encaminhados ao CFP para avaliação e liberação de uso, já que medem nível abstrato.

(E) de qualquer natureza também estão sujeitos aos requisitos estabelecidos nesta Resolução.

COMENTÁRIO

A resolução CFP N.º 002/2003 define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos.

 

Art. 7o – Também estão sujeitos aos requisitos estabelecidos na presente Resolução os testes estrangeiros de qualquer natureza, traduzidos para o português, que devem ser adequados a partir de estudos realizados com amostras brasileiras, considerando a relação de contingência entre as evidências de validade, precisão e dados normativos com o ambiente cultural onde foram realizados os estudos para sua elaboração.

 

Parágrafo Único – Os requerentes, autores, editores, laboratórios e responsáveis técnicos de testes psicológicos, comercializados ou não, poderão encaminhar os mesmos ao CFP a qualquer tempo, protocolando requerimento dirigido ao presidente do CFP, acompanhado de 2 (dois) exemplares completos do instrumento.

 

GABARITO: (E) de qualquer natureza também estão sujeitos aos requisitos estabelecidos nesta Resolução.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083