SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTAO 178. (TRT1 / 2011) Como psicólogo contratado pelo Tribunal Regional do Trabalho você precisa avaliar se um servidor, após ter alta do Hospital em que estava internado, poderá retornar ou não às suas atividades profissionais de imediato. Como parte do que precisa levantar para proceder a esta avaliação, o psicólogo/você necessita conversar com outros profissionais da saúde, envolvidos no tratamento deste servidor. Para atuar de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo (Art. 6º, inciso b), no relacionamento com profissionais não psicólogos, deve-se compartilhar

 

(A) todas as informações fornecidas pelo paciente e sua família, desde que garantidos critérios de confidencialidade à família do paciente, por todos os membros da equipe multidisciplinar. 

(B) todas as informações colhidas com os demais profissionais, já que se encontram envolvidos no processo de cura do servidor e compõem uma equipe multidisciplinar no Setor de trabalho hospitalar. 

(C) somente informações relativas às condições de saúde atual, permitidas pelo paciente e relativas ao momento do adoecimento, procedimento usual, nestes casos.

(D) somente informações relativas às condições de saúde atual, permitidas pela família do paciente e relativas às experiências anteriores ao episódio da hospitalização.

(E) somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem receber, de preservar o sigilo.

COMENTÁRIO

Segundo o inciso b do Art. 6° do Código de Ética Profissional, o psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.

 

GABARITO: (E) somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem receber, de preservar o sigilo.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083