SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 02. (Prefeitura Municipal de Estância – SE/ 2012) Sobre os princípios psicodinâmicos da personalidade, pode-se elencar:

 

  1. Devido a uma hiperestimulação que se forma a partir de um excesso de gratificações, ou frustrações, ou ainda, de incoerência entre ambas, o ego “fixa” certas representações relativas a aspectos do desenvolvimento da personalidade, em determinada fase.
     

  2. Corresponde ao fato de que, diante de estados de ansiedade excessiva, o indivíduo abandona algumas capacidades adquiridas e retorna a estações em que fez as fixações.
     

  3. Trata-se de um acontecimento de máxima importância para o entendimento da conduta humana. Tem relação com os fenômenos da transferência, da elaboração repetitiva dos fatos traumáticos e com o masoquismo.

 

Os princípios escritos acima são, respectivamente:

 

A) Superego, Id e Ego

B) Fixação, Regressão e Compulsão à Repetição.

C) Regressão, Fixação e Obsessão.

D) Fixação, Angústia e Compulsão à Repetição.

COMENTÁRIO

ATENÇÃO! O enunciado da questão exige que sejam identificados os princípios psicodinâmicos da personalidade. Assim, deverão ser excluídas quaisquer alternativas que tragam termos que não são princípios!

 

A fim de solucionarmos a questão de modo mais prático, vamos analisar as alternativas de resposta eliminando as que não são condizentes com o enunciado da questão.

 

A) Superego, Id e Ego

 

Segundo Freud, no segundo modelo tópico, Id, Ego e Superego são estruturas do parelho psíquico. Ou seja, assertiva INCORRETA. Eliminamos logo esta alternativa.

 

B) Fixação, Regressão e Compulsão à Repetição.

 

FIXAÇÃO – Processo pelo qual o indivíduo permanece vinculado a modos de satisfação ou padrões de comportamento característicos de uma fase anterior de seu desenvolvimento libidinal.

 

REGRESSÃO – Processo defensivo do qual o indivíduo, a fim de evitar a angústia, retorna a uma fase anterior do desenvolvimento, apresentando os padrões de comportamento daquela fase.

 

COMPULSÃO À REPETIÇÃO – Processo decorrente da necessidade irrefreável de buscar algo que faltou no passado, muitas vezes em um nível que visa a um retorno ao “apego” original com a mãe, independente se foi bom e gratificante ou frustrante (Zimerman, 2007).

 

C) Regressão, Fixação e Obsessão.

 

Segundo Freud (1894), “a obsessão representa um substituto da representação sexual incompatível, tendo tomado o seu lugar na consciência” (Obras Completas, v. III, p. 59).

 

Ou seja, a obsessão não é um princípio psicodinâmico da personalidade. Logo, a assertiva está INCORRETA.

 

D) Fixação, Angústia e Compulsão à Repetição.

 

A Psicanálise considera a angústia um afeto que sinaliza o temor do Ego frente á castração. Deste modo, a assertiva está INCORRETA.

 

Assim, os três processos psicodinâmicos da personalidade, condizentes com as definições apresentadas nas três assertivas são Fixação, Regressão e Compulsão à Repetição.

 

Obs.: A saber, as três definições utilizadas bela banca na elaboração das assertivas foram retiradas do livro “Fundamentos Básicos das Grupoterapias” – David E. Zimerman. Confira!

 

GABARITO: (B) Fixação, Regressão e Compulsão à Repetição.

Psicologia Jurídica

Pré-Venda

Módulo Impresso

Postagens a partir de

reserve o seu !

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083