SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 21. (AERONAUTICA / PSICOLOGIA CLÍNICA/ EAOT 2011) Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente a lacuna da assertiva a seguir.

 

Na teoria psicanalítica de Sigmund Freud, _______________ é o resultado da internalização de padrões e valores recebidos dos pais e da sociedade, sendo esse o aspecto moral da personalidade. O aspecto racional da personalidade chama-se _____________, que é responsável pelo controle dos ______________que são as representações mentais dos estímulos internos, como a fome, que interagem com a  personalidade e o comportamento.

(A) Superego / Ego / instintos

(B) Ego / Superego / impulsos

(C) Ego / Id / instintos

(D) Superego / Id / impulsos

COMENTÁRIO

Vamos revisar cada um dos conceitos apresentados nas alternativas:

 

Instintos – são a força propulsora ou motivadora da personalidade, o incentivo biológico impulsor da energia mental. Para Freud, instintos são as representações mentais dos estímulos internos (como a fome) que motivam a personalidade do comportamento. Os instintos referem-se a uma fonte de energia psíquica não específica, que pode conduzir a comportamentos diversos.

 

Impulsos – em psicanálise usualmente utiliza-se o termo pulsão. Os impulsos/pulsões direcionam a energia psíquica que se acumula no interior do ser humano, gerando uma tensão que exige ser descarregada. Os impulsos estão ligados a determinadas categorias de comportamentos pré-estabelecidos e realizados de maneira estereotipada.

 

Id – a parte instintiva de nossa natureza; representa os processos primitivos do pensamento e constitui o reservatório das pulsões; dessa forma, toda energia envolvida na atividade humana seria advinda do id.

 

Ego – atua como um mediador dentro da estrutura da personalidade humana, alternando nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais. E a instância na qual se inclui a consciência.

 

Superego – a parte que contra age ao id, representa os pensamentos morais e éticos da sociedade que são internalizados pelo indivíduo. O superego se desenvolve mais ou menos na época em que a criança resolve o complexo de Édipo e começa a se identificar com os pais e suas expectativas e exigências.

 

Feito isto, vamos responder a questão:

 

Na teoria psicanalítica de Sigmund Freud, _______________ é o resultado da internalização de padrões e valores recebidos dos pais e da sociedade, sendo esse o aspecto moral da personalidade.

 

RESPOSTA: SUPEREGO

 

O aspecto racional da personalidade chama-se _____________, que é responsável pelo controle dos ______________que são as representações mentais dos estímulos internos, como a fome, que interagem com a personalidade e o comportamento.

 

EGO – INSTINTOS

 

GABARITO: (A) Superego / Ego / instintos

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083