SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 24. (IFSC / 2012) Os mecanismos de defesa, como postulou Sigmund Freud, são distorções que o ego utiliza para proteger a personalidade contra a ameaça. Sobre os mecanismos de defesa, analise as proposições:

 

I. A racionalização é uma forma de aceitar as pressões do superego. Disfarça nossos motivos, tornando nossas ações moralmente aceitáveis.

II. A formação reativa é um mecanismo de defesa que substitui comportamentos e sentimentos que são opostos ao desejo real, sendo uma inversão clara do superego.

III. São exemplos de deslocamento, as afirmações: “todos os homens/mulheres querem apenas uma coisa” e “Posso dizer que você está furioso comigo”

IV. A racionalização é o processo de achar motivos inaceitáveis para pensamentos e ações aceitáveis.

 

É correto afirmar:

 

A. Apenas I e II são verdadeiras.

B. Apenas II e IV são verdadeiras.

C. Apenas II e III são verdadeiras.

D. Apenas I é verdadeira.

E. Apenas II é verdadeira.

COMENTÁRIO

Vamos averiguar a correição de cada assertiva a fim de identificarmos qual a alternativa correta:

 I.  A racionalização é uma forma de aceitar as pressões do superego. Disfarça nossos motivos, tornando nossas ações moralmente aceitáveis.

 

A racionalização é o processo pelo qual o sujeito procura apresentar uma explicação coerente do ponto de vista lógico, ou aceitável do ponto de vista moral, para uma atitude, uma ação, uma ideia, um sentimento, etc., cujos motivos verdadeiros não percebe. A racionalização é uma das maneiras que o ego encontra para aceitar as pressões do superego. – ASSERTIVA VERDADEIRA.

 

II. A formação reativa é um mecanismo de defesa que substitui comportamentos e sentimentos que são opostos ao desejo real, sendo uma inversão clara do superego.

 

 A formação reativa caracteriza-se por uma atitude ou um hábito psicológico com sentido oposto ao desejo recalcado. Esse mecanismo substitui comportamentos e sentimentos que são diretamente opostos ao desejo real. Trata-se de uma inversão clara e, em geral, inconsciente do verdadeiro desejo. – ASSERTIVA FALSA.

III. São exemplos de deslocamento, as afirmações: “todos os homens/mulheres querem apenas uma coisa” e “Posso dizer que você está furioso comigo”

 

Deslocamento é o processo psíquico através do qual o todo é representado por uma parte ou vice-versa. Também pode ser uma ideia representada por outra, que, emocionalmente, esteja associada a ela, onde a pessoa substitui a finalidade inicial de uma pulsão por outra diferente e socialmente mais aceita. O exemplo apresentado nesta assertiva é do mecanismo de projeção. – ASSERTIVA FALSA.

 

IV. A racionalização é o processo de achar motivos inaceitáveis para pensamentos e ações aceitáveis.

 

A racionalização é justamente o inverso do que propõe a assertiva, ou seja, o processo de achar motivos lógicos e racionais aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis. – ASSERTIVA FALSA.

 

GABARITO: (D) Apenas I é verdadeira.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083