SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 25. (Prefeitura Municipal de Chapecó / 2011) Personalidade são características individuais que determinam os padrões de pensar e agir do indivíduo. O processo de formação da personalidade é de forma gradual e único de cada ser humano. As teorias da personalidade na Psicologia estudam e avalia a personalidade, cada uma da sua forma e maneira de analisar. Existem duas vias de abordagem que se retoma ao estudo da personalidade, a abordagem Idiográfica e a Nomotética. A primeira se refere ao indivíduo como uma pessoa inteira cujo processo consiste na concentração de um indivíduo e na observação das suas características em diversas situações. E a segunda abordagem diz respeito a referencia à procura de regras que possam ser aplicadas a vários indivíduos, onde neste caso se estudam as características de um vasto número de indivíduos comparando-os entre si. A perspectiva Psicanalítica referente à personalidade é única. Os elementos mais importantes desta teoria são: a personalidade e a sexualidade. Segundo Freud, existem cinco fases no desenvolvimento da personalidade, quais são elas:

 

A. Oral, anal, fálica, período de latência e a fase genital.

B. Oral, anal, fálica, período da infância e a fase de latência.

C. Oral, fase do inconsciente, consciente, EGO, ID.

D. Período de latência, fase oral e anal, EGO e SUPEREGO.

E.  Nenhuma das alternativas está correta.

COMENTÁRIO

Esta é uma daquelas questões com o enunciado enorme e repleto de informações. Vamos aplicar nossa regra de ouro: Destaque o comando da questão! O que a banca quer realmente saber? “Segundo Freud, existem cinco fases no desenvolvimento da personalidade, quais são elas”.

 

Para Freud, os primeiros anos de vida são decisivos para a formação da personalidade. Cada estágio, durante os primeiros cinco anos, é definido em termos dos modos de reação de uma zona específica do corpo. Todas as crianças progridem através dos quatro diferentes estágios de desenvolvimento, além do período de latência. O progresso através dos estágios é impulsionado pela manutenção biológica, que força o indivíduo a enfrentar as demandas inerentes a cada estágio.

Em cada estágio, se os pais forem excessivamente restritivos ou indulgentes, a criança pode desenvolver fixações ou complexos associados a um estágio. A fixação e o complexo são conflitos inconscientes não resolvidos. Na teoria freudiana, os estágios tradicionais do desenvolvimento psicossexual são:

 

  • Oral: Período – do nascimento a 1 ano aproximadamente.

  • Fase Anal: Período – 2 a 4 anos aproximadamente.

  • Fase Fálica: Período – de 4 a 6 anos aproximadamente.

  • Fase de Latência: Período – de 6 a 11 anos aproximadamente.

  • Fase Genital: Período – a partir de 11 anos.

 

GABARITO: (A) Oral, anal, fálica, período de latência e a fase genital.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083