SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 29. (Prefeitura Municipal de Alvares Florence / 2012) Segundo Freud o funcionamento psíquico é concebido mediante três pontos de vista:

 

A. Dinâmico, típico e superegóico.

B. Econômico, tópico e superegóico.

C. Econômico, tópico e dinâmico.

D. Econômico, dinâmico e superegóico.

COMENTÁRIO

A metapsicologia freudiana faz referência ao funcionamento psíquico mediante três pontos de vista: econômico, tópico e dinâmico.

 

Freud empregou o termo aparelho para definir uma organização psíquica dividida em sistemas, ou instâncias psíquicas, com funções específicas, que estão interligadas entre si, ocupando certo lugar na mente.

 

Freud formulou primeiramente a primeira tópica, conhecida como Teoria Topográfica, e posteriormente apresentou a segunda tópica, conhecida como Teoria Estrutural ou Dinâmica.

 

Na primeira tópica, Freud propôs que a mente é constituída por três sistemas: o consciente (Cs), o pré-consciente (Pcs) e o inconsciente (Ics). Esta é a Teoria Topográfica. O modelo tópico designa um “modelo de lugares”.

 

Freud procurou uma explicação para a forma de operar do inconsciente, propondo uma estrutura particular. Ele estava preocupado em estudar o que levava à formação dos sintomas psicossomáticos (principalmente a histeria), por isso apenas os conceitos de inconsciente, pré-consciente e consciente eram suficientes.

 

Propôs então um modelo estrutural da personalidade, e formulou explicações a partir das inter-relações entre três estruturas: id, ego e superego.

 

Assim, na segunda tópica, Freud estabeleceu a clássica concepção do aparelho psíquico, conhecido como “modelo estrutural” ou “dinâmico”, tendo em vista que a palavra “estrutura” significa um conjunto de elementos que têm funções específicas, porém que interagem permanentemente e se influenciam reciprocamente.

 

Do ponto de vista econômico, a psicanálise considera a energia psíquica sob um ângulo quantitativo, dedicando-se ao estudo sobre como a energia circula, como ela é investida e se reparte entre as diferentes instâncias, os diferentes objetos ou as diferentes representações.

 

GABARITO: (C) Econômico, tópico e dinâmico.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083