SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 03. (EsFCEx / CFO 2011) Com relação à  teoria analítica de Jung, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a  letra “V”, quando se  tratar de afirmativa verdadeira, e a  letra “F” quando a afirmativa for falsa.

 

A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

 

(   )  A persona é a personalidade pública.

(   )  O arquétipo feminino no homem é chamado animus.

(   )  A sombra representa o lado animal da natureza humana.

(  )  Um instinto é um impulso interno para agir de uma certa maneira quando surge uma determinada condição. 

(  ) A sublimação descreve o deslocamento de energia dos processos mais primitivos para processos superiores.

 

(A)  V – V – F – F – V.

(B)  F – F – V – F – V.

(C)  V – F – V – V – V.

(D) V – V – F – V – V.

(E)  V – F – V – F – V.

COMENTÁRIO

Questões sobre os principais conceitos da Psicologia Analítica são muito frequentes em concursos, principalmente a estrutura da personalidade e as funções psíquicas, então, recomendo dedicação ao estudo destes conteúdos!

 

Neste quesito a banca avaliou o candidato quanto ao domínio teórico sobre a abordagem junguiana, bem como o nível de atenção na leitura de cada assertiva.

Não há espaço para insegurança e chutes, sabe o conteúdo ou não sabe!

 

Vamos analisar cada assertiva e julgar como verdadeira ou falsa.

 

A persona é a personalidade pública.

 

O termo persona designa os papéis sociais aprendidos, para que possamos interagir com outras pessoas. A persona se desenvolve desde os primeiros anos de vida, quando a criança aprende quais valores são socialmente aceitos e quais comportamentos são valorizados por seus pais. O indivíduo apresenta padrões comportamentais condizentes com aquilo que aprendeu como sendo a conduta adequada frente a cada um dos ambientes e situações nos quais desempenha funções.

 

ASSERTIVA VERDADEIRA

 

O arquétipo feminino no homem é chamado animus.

 

O arquétipo do feminino no homem é chamado de anima e o arquétipo do masculino na mulher é o animus. A existência do arquétipo anima/animus predispõe os seres humanos a buscarem interagir com pessoas do sexo oposto. A ativação do animus na psique feminina se dá por meio do contato com homens que serviram de modelo: o pai, um irmão, tio, avô, um professor, um namorado. Do mesmo modo, a ativação da anima na psique masculina, por meio do contato com mulheres que serviram de modelo: a mãe, uma irmã, tia, avó, uma professora, uma namorada.

 

ASSERTIVA FALSA

 

A sombra representa o lado animal da natureza humana.

 

Durante o processo de aprendizado ocorre separação espontânea dos aspectos socialmente aceitos daqueles indesejados. Tudo que é valorizado pelo grupo social como positivo ajuda a compor a persona. Aquelas características ou comportamentos subvalorizados ou considerados indesejáveis, aspectos instintivos e animalescos ou avaliados como ridículos são reprimidos no inconsciente pessoal e compõem a sombra.

 

ASSERTIVA VERDADEIRA

 

Um instinto é um impulso interno para agir de uma certa maneira quando surge uma determinada condição. 

 

Jung, em “A natureza da psique” (1919), propôs a seguinte definição para o termo instinto:

 

"Os instintos são formas típicas de comportamento, e todas as vezes que nos deparamos com formas de reação que se repetem de maneira uniforme e regular, trata-se de um instinto, quer esteja associado a um motivo consciente ou não" (p. 139).

 

Jung compreende os instintos como modos típicos de reação frente a situações específicas e similares e que compõem a estrutura biológica da psique. Por exemplo: As reações que apresentamos diante de serpentes são similares, independente da pessoa ou da cultura, ocorrem automaticamente, sem o controle racional e visam nos protegem de um risco.

 

ASSERTIVA VERDADEIRA

 

A sublimação descreve o deslocamento de energia dos processos mais primitivos para processos superiores.

 

A Psicologia Analítica propõe que a psique organiza-se em vários sistemas diferenciados e interatuantes. Os principais sistemas são o ego, o inconsciente pessoal e seus complexos, a anima e o animus, a sombra e o Self, que é o centro da personalidade total.

 

Hall, Lindzey e Campbell (2000), em Teorias da Personalidade, explicam que a energia psíquica é deslocável, ou seja, pode ser transferida de um processo em determinado sistema para outro processo no mesmo sistema ou em um diferente. A sublimação descreve o deslocamento da energia de processos mais primitivos e instintivos para processos superiores, mais diferenciados, como os culturais e espirituais.

 

ASSERTIVA VERDADEIRA

 

Após a análise de cada uma das assertivas, a resposta correta é V-F-V-V-V.

 

As três primeiras assertivas versam sobre conceitos amplamente difundidos e de conhecimento da maioria dos candidatos. O perigo desta questão está nas duas últimas assertivas, pois exigem um nível de conhecimento mais aprofundado sobre a teoria junguiana. Digamos que seu conhecimento seja intermediário e você tenha avaliado corretamente as primeiras assertivas, haveria como acertar esta questão? Vamos conferir as possibilidades de resposta a partir das três primeiras assertivas: V – F – V.

 

(A)  V – V – F – F – V.

(B)  F – F – V – F – V.

(C)  V – F – V – V – V.

(D) V – V – F – V – V.

(E) V – F – V – F – V.

 

Este é o formato clássico de composição das questões, no qual três assertivas são facilmente eliminadas e a dúvida recai sobre duas alternativas mais difíceis ou parecidas.

 

DICA: Sempre risque as alternativas que não tem a menor chance de estarem corretas, pois isto as exclui da sua atenção e permite que mantenha o foco na análise das propostas mais próximas da resposta!

 

A dúvida recai agora sobre duas alternativas: C e E. O que define a resolução da questão é o conceito de instinto. A bem dos candidatos, a definição apresentada é condizente com o entendimento geral que a maioria de nós aprendeu sobre este conceito, facilitando a avaliação da assertiva. Deste modo, vimos que a alternativa E não pode ser a resposta, pois propõe que o conceito de instinto apresentado está incorreto.

 

GABARITO: (C)  V – F – V – V – V.

Psicologia Jurídica

Pré-Venda

Módulo Impresso

Postagens a partir de

reserve o seu !

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083