SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 32. (SEDUCAM / 2011) Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue os itens seguintes.

 

  • Na obra de Vygostky, adquire maior destaque o aspecto social, uma vez que, para esse autor, toda função psicológica é um acontecimento social, ao passo que a cultura figura em segundo plano.

COMENTÁRIO

Reconheceu este estilo de questão? É do tipo CESPE/UnB. Neste caso, vamos analisar a assertiva e verificar sua correição frente à teoria. 

 

Na obra de Vygostky, adquire maior destaque o aspecto social, uma vez que, para esse autor, toda função psicológica é um acontecimento social, ao passo que a cultura figura em segundo plano.

 

ERRADA – Vygotsky enfatizava o processo sócio histórico e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. A perspectiva sociointeracionista compreende que toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos e da linguagem – que traz consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito. Deste modo, a assertiva está errada por afirmar que a cultura figura em segundo plano, pois a abordagem sociointeracionista propõe uma compreensão histórico-cultural do desenvolvimento humano.

 

GABARITO: E

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083