SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA
QUESTÃO 33. (AERONAUTICA / PSICOLOGIA CLÍNICA/ EAOT 2010) De acordo com as teorias de Piaget, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A assimilação ocorre do indivíduo para o mundo exterior, na qual a criança modifica seus esquemas para se adaptar aos elementos novos da realidade.
( ) Para Piaget, a inteligência humana concretiza-se na adaptação do homem ao mundo exterior, adaptação esta que se dá por meio da assimilação e da acomodação.
( ) A acomodação é o mecanismo que utiliza da introjeção de características do mundo externo para o indivíduo, realizando uma incorporação de dados da realidade.
( ) A inteligência, para Piaget, é a resultante e o resultado da experiência, ou seja, é através da experiência como ação e, portanto, como motricidade, que o indivíduo integra e incorpora o mundo exterior e vai se transformando.
(A) F – V – F – V.
(B) V – F – F – V.
(C) F – F – V – F.
(D) V – F – V – F.
COMENTÁRIO
Neste quesito a banca requereu do candidato o domínio teórico sobre o desenvolvimento cognitivo na perspectiva piagetiana.
Vamos analisar cada assertiva e julgar como verdadeira ou falsa.
A assimilação ocorre do indivíduo para o mundo exterior, na qual a criança modifica seus esquemas para se adaptar aos elementos novos da realidade.
FALSA – Assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias. Quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui até aquele momento. A assertiva é falsa, pois no processo de assimilação o indivíduo molda as informações externas aos esquemas internos já existentes.
Para Piaget, a inteligência humana concretiza-se na adaptação do homem ao mundo exterior, adaptação esta que se dá por meio da assimilação e da acomodação.
VERDADEIRA – A inteligência, na perspectiva piagetiana, é compreendida como resultado da adaptação do sujeito a situações novas, estando, portanto, relacionada com a complexa interação do indivíduo com o meio. Assim, quanto mais complexa for a interação, mais “inteligente” será o indivíduo. O processo de adaptação é realizado sob duas operações, a assimilação e a acomodação.
A acomodação é o mecanismo que utiliza da introjeção de características do mundo externo para o indivíduo, realizando uma incorporação de dados da realidade.
FALSA – A definição apresentada na assertiva é condizente com o conceito de assimilação.
A acomodação é a operação cognitiva em que ocorre a modificação dos esquemas de assimilação sob a influência de situações exteriores (Piaget, 1996). Na acomodação o esquema inicial transforma-se em função dos novos objetos e do próprio meio.
A inteligência, para Piaget, é a resultante e o resultado da experiência, ou seja, é através da experiência como ação e, portanto, como motricidade, que o indivíduo integra e incorpora o mundo exterior e vai se transformando.
VERDADEIRA – Esta assertiva transpõe literalmente a definição de inteligência apresentada por Fonseca (2008):
“A inteligência, para Piaget, é a resultante e o resultado da experiência do indivíduo. Segundo ele, é através da experiência como ação e, portanto, como motricidade, que o indivíduo simultaneamente integra e incorpora o mundo exterior e o vai transformando” (p.76).
GABARITO: (A) F – V – F – V.