SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 33. (AERONAUTICA / PSICOLOGIA CLÍNICA/ EAOT 2010) De acordo com as teorias de Piaget, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

 

(  ) A assimilação ocorre do indivíduo para o mundo exterior, na qual a criança modifica  seus esquemas para se adaptar aos elementos novos da realidade.

(  )  Para Piaget, a inteligência humana concretiza-se na adaptação do homem ao mundo exterior, adaptação esta que se dá por meio da assimilação e da acomodação.

(  )  A acomodação é o mecanismo que utiliza da introjeção de características do mundo externo para o indivíduo, realizando uma incorporação de dados da realidade.

(  ) A inteligência, para Piaget, é a resultante e o resultado da experiência, ou seja, é através da experiência como ação e, portanto, como motricidade, que o indivíduo integra e  incorpora o mundo exterior e vai se transformando.

 

(A)  F – V – F – V.

(B)  V – F – F – V.

(C)  F – F – V – F.

(D)  V – F – V – F.

COMENTÁRIO

Neste quesito a banca requereu do candidato o domínio teórico sobre o desenvolvimento cognitivo na perspectiva piagetiana.

 

Vamos analisar cada assertiva e julgar como verdadeira ou falsa.

 

A assimilação ocorre do indivíduo para o mundo exterior, na qual a criança modifica seus esquemas para se adaptar aos elementos novos da realidade.

 

FALSA – Assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias. Quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui até aquele momento. A assertiva é falsa, pois no processo de assimilação o indivíduo molda as informações externas aos esquemas internos já existentes.

 

Para Piaget, a inteligência humana concretiza-se na adaptação do homem ao mundo exterior, adaptação esta que se dá por meio da assimilação e da acomodação.

 

VERDADEIRA – A inteligência, na perspectiva piagetiana, é compreendida como resultado da adaptação do sujeito a situações novas, estando, portanto, relacionada com a complexa interação do indivíduo com o meio. Assim, quanto mais complexa for a interação, mais “inteligente” será o indivíduo. O processo de adaptação é realizado sob duas operações, a assimilação e a acomodação.

 

A acomodação é o mecanismo que utiliza da introjeção de características do mundo externo para o indivíduo, realizando uma incorporação de dados da realidade.

 

FALSA – A definição apresentada na assertiva é condizente com o conceito de assimilação.

 

A acomodação é a operação cognitiva em que ocorre a modificação dos esquemas de assimilação sob a influência de situações exteriores (Piaget, 1996). Na acomodação o esquema inicial transforma-se em função dos novos objetos e do próprio meio.

 

A inteligência, para Piaget, é a resultante e o resultado da experiência, ou seja, é através da experiência como ação e, portanto, como motricidade, que o indivíduo integra e incorpora o mundo exterior e vai se transformando.

 

VERDADEIRA – Esta assertiva transpõe literalmente a definição de inteligência apresentada por Fonseca (2008):

“A inteligência, para Piaget, é a resultante e o resultado da experiência do indivíduo. Segundo ele, é através da experiência como ação e, portanto, como motricidade, que o indivíduo simultaneamente integra e incorpora o mundo exterior e o vai transformando” (p.76).

 

GABARITO: (A) F – V – F – V.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083