SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 37. (SEDUCAM / 2011) No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

 

  • Ensino e aprendizagem são processos indissociáveis, pois não há como um indivíduo assimilar conhecimentos, habilidades e atitudes sem que haja o planejamento de atividades de aquisição e aplicação de conteúdos.

COMENTÁRIO

Ensino e aprendizagem são processos indissociáveis, pois não há como um indivíduo assimilar conhecimentos, habilidades e atitudes sem que haja o planejamento de atividades de aquisição e aplicação de conteúdos.

 

ERRADO – A teoria da aprendizagem social demonstrou a existência de mecanismos pelos quais as pessoas podem aprender apenas observando o comportamento de outras — aprendendo sem realizar o comportamento e sem serem diretamente recompensadas ou punidas por esse comportamento.

 

Bandura propõe que uma das formas básicas de os humanos adquirirem habilidades e comportamentos é observar o comportamento dos outros, mas adverte para o fato de que observar modelos e repetir esses comportamentos não é apenas questão de simples imitação. Para tanto, a aprendizagem observacional compreende quatro processos cognitivos (Hall, Lindzey e Campbell, 2000; Pervin e John, 2004):

 

  • Processos de Atenção – A atenção é influenciada principalmente pelas características do observador, da situação e do modelo. As pessoas são capazes de aprender quando prestam atenção a aspectos significativos do comportamento a ser modelado.

  • Processos de Retenção – A retenção é influenciada pela capacidade cognitiva do observador e sua capacidade de decodificar o comportamento usando imagens ou representação verbal.

  • Processos de Reprodução – O aprendiz precisa ser capaz de reproduzir o comportamento que foi observado. A reprodução motora é influenciada por características do observador, como a capacidade de transformar a representação mental em ação física, e a capacidade de ensaiar mentalmente o comportamento.

  • Processos Motivacionais – A motivação influencia a manifestação do comportamento observado. O componente motivacional é altamente influenciado tanto pelas consequências esperadas (imaginadas) quanto pelas observadas no comportamento.

 

A teoria da aprendizagem social de Bandura enfatiza a distinção entre aquisição e desempenho porque as pessoas não encenam tudo o que aprendem. Um comportamento aprendido será encenado, se levar diretamente ao resultado desejado, se observamos que foi efetivo para o modelo ou se foi auto satisfatório.

 

GABARITO: E

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083