SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 38. (EXERCITO / CFO 2010) Analise as afirmativas sobre os estágios do desenvolvimento da inteligência na criança, segundo  Jean  Piaget,  colocando  entre  parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) No período  sensório-motor  as estruturas mentais das crianças  restringem-se ao domínio dos objetos concretos.

(  )  No período pré-operatório a criança aprende a dominar o pensamento lógico.

( ) No  período  operatório-concreto  a  criança  inicia  o  desenvolvimento  da linguagem, os sentimentos interpessoais e as relações sociais.

(  )  No período operatório formal desenvolve-se o pensamento abstrato.

( )  No  período  pré-operatório  formal  a  criança  aprende  a  dominar  as  classes, relações e números, e raciocina sobre eles.

 

(A)  V – F – F – V – F

(B)  F – V – F – F – F

(C)  V – V – V – F – F

(D)  F – F – F – V – V

(E) F – V – V – F – V

COMENTÁRIO

  • No período sensório-motor as estruturas mentais das crianças restringem-se ao domínio dos objetos concretos.

 

VERDADEIRA – Esta assertiva transpõe literalmente a conceituação apresentada por Dalgalarrondo (2008), segundo a qual, no período sensório-motor as estruturas mentais restringem-se ao domínio dos objetos concretos.

 

  • No período pré-operatório a criança aprende a dominar o pensamento lógico.

 

FALSA – O período pré-operatório caracteriza-se pelo surgimento da capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, sendo esta substituição possível graças à função simbólica. O período em que a criança aprende a dominar o pensamento lógico é o estágio operatório concreto.

 

  • No período operatório-concreto a criança inicia o desenvolvimento da linguagem, os sentimentos interpessoais e as relações sociais.

 

FALSA – A assertiva faz referência a uma característica do estágio pré-operatório. O estágio operatório concreto é caracterizado pela habilidade de solucionar problemas concretos, em que a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade.

 

  • No período operatório formal desenvolve-se o pensamento abstrato.

 

VERDADEIRA – No estágio operatório formal ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato. A criança não se limita mais à representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente, buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.

 

  • No período pré-operatório formal a criança aprende a dominar as classes, relações e números, e raciocina sobre eles.

 

FALSA – ATENÇÃO!!! Não existe período pré-operatório formal. A banca tenta confundir o candidato mesclando dois estágios: pré-operatório e operatório formal. A descrição apresentada nesta assertiva diz respeito ao estágio operatório concreto.

 

GABARITO: (A) V – F – F – V – F

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083