SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 39. (MPE-PE / 2012) Anna Freud, primeira psicanalista a tomar a adolescência como um tema específico de investigação, acredita que o desequilíbrio estabelecido na tensa relação entre o id e o ego decorre do incremento de energia que o primeiro recebe, em decorrência das transformações fisiológicas previamente determinadas, sendo a saúde mental baseada, em última instância, na harmonia entre as forças psíquicas. Os “distúrbios do equilíbrio mental” próprios da adolescência não configuram, para esta autora, uma patologia, mas representam a própria condição de normalidade, uma vez que a sustentação de um equilíbrio

 

(A) constante durante o processo de adolescência é, em si, anormal.

(B) estável, apesar das mudanças, por todo desenvolvimento é, em si, também esperado.

(C) variável durante o processo de crescimento deve ser acompanhado e aplacado na sua forma negativa.

(D) permanente durante o processo de crescimento é, em si, normal e previsto.

(E) nítido, na infância que adentra a adolescência é, em si, esperado.

COMENTÁRIO

Segundo Anna Freud (Aberastury e Knobel, 1992), a sexualidade tem inicio no primeiro ano de vida e durante a infância ocorrem as etapas fundamentais do desenvolvimento sexual.

Nesta perspectiva, a adolescência é compreendida como um período de constante desequilíbrio psíquico e comportamento instável em virtude dos conflitos internos associados à maturação sexual.

 

A puberdade é entendida como um período de contradições e instabilidades emocionais, sendo muito difícil reconhecer o limite entre o normal e o patológico, considerando como "anormal" a presença de um equilíbrio estável na adolescência.

 

A revolução ocorrida na adolescência configura-se apenas como uma manifestação externa dos ajustamentos ocorridos internamente. Os distúrbios do equilíbrio mental próprios da adolescência representam a própria condição de normalidade, uma vez que a sustentação de um equilíbrio constante durante o processo de adolescência é, em si, anormal.

 

GABARITO: (A) constante durante o processo de adolescência é, em si, anormal.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083