SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 45. (TJES / 2011) Julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

 

  • Segundo os estudos do desenvolvimento humano, o ambiente tem mais influência no desenvolvimento de um indivíduo do que a hereditariedade.

COMENTÁRIO

Segundo os estudos do desenvolvimento humano, o ambiente tem mais influência no desenvolvimento de um indivíduo do que a hereditariedade.

 

ERRADA – Apesar dos vários pesquisadores enfatizarem mais algumas variáveis em detrimento de outras, hoje ocorre um consenso quanto à multideterminação do desenvolvimento. Cada pessoa vivencia a realidade e interage com o outro com base na sua história genética, nas aptidões e limitações herdadas, no seu processo de aprendizagem, nas trocas estabelecidas nos diversos grupos do qual fez parte ao longo da vida, nos valores e modelos compartilhados na cultura. E, diante da interação entre tantos determinantes, a tendência é que cada pessoa torne-se cada vez mais diferenciada ao longo da vida.

 

Os fatores hereditários desempenham um papel importante no desenvolvimento, particularmente em relação àquilo que é único no indivíduo. Os fatores genéticos são geralmente mais importantes em características como a inteligência e o temperamento, e menos importantes com relação a valores, ideias e crenças.

 

O fato de que algumas diferenças surgem cedo, de que são duradouras e parecem ser relativamente dependentes da história de aprendizagem do indivíduo, sugere que essas diferenças se devem a características genéticas ou hereditárias. Em síntese, os genes desempenham o papel de nos tornar parecidos como humanos e diferentes como indivíduos (Pervin e John, 2004).

 

Os determinantes ambientais abrangem influências que tornam muitos de nós semelhantes uns aos outros, assim como as experiências que nos tornam únicos. As experiências que os indivíduos têm como resultado de fazerem parte de uma mesma cultura são significativas entre os determinantes ambientais da personalidade, pois, apesar de frequentemente não termos consciência das influências culturais, a maioria dos membros de uma mesma cultura terão características de personalidade em comum. Poucos aspectos da personalidade de um indivíduo podem ser compreendidos sem referência a um grupo ao qual a pessoa pertença.

 

GABARITO: E

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083