SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 47. (AERONAUTICA / PSICOLOGIA CLÍNICA/ EAOT 2011) De acordo com a teoria de Melanie Klein, indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir:

 

Na posição __________________, a ansiedade predominante é a de que o objeto ou objetos perseguidores entrarão no ego e dominarão e aniquilarão tanto o objeto ideal quanto o eu.

 

(A) ansiógena

(B) depressiva

(C) esquizo-paranóide

(D) psicótica

COMENTÁRIO

Os trabalhos de Melanie Klein, a partir da análise de crianças, permitiram o acesso ao desenvolvimento da personalidade desde os anos iniciais de vida. Klein observou que crianças aos dois anos e meio já manifestam ansiedades e fantasias edípicas, bem como verificou que as tendências pré-genitais e genitais parecem fazer parte das ansiedades edipianas desde as idades iniciais.

 

O pressuposto inicial da teoria Kleiniana é a existência de um mundo interno, formado a partir das percepções do mundo externo, realçado com as ansiedades do mundo interno. Com isso os objetos, pessoas e situações adquirem uma tonalidade especial.

 

As crianças pequenas, incitadas pela ansiedade, estão constantemente tentando dividir seus objetos e seus sentimentos, e tentando reter sentimentos bons e introjetar objetos bons, ao passo que expelem objetos maus e projetam sentimentos maus.

 

A projeção do objeto interno bom sobre objetos recém-experimentados é a base da confiança, o que permite a aprendizagem e o acúmulo de conhecimento.

 

A posição esquizoparanoide é a primeira fase do desenvolvimento e ocorre desde o nascimento até os seis meses de idade. Nesta posição o desenvolvimento do eu é definido pelos processos de introjeção e projeção. Neste período os impulsos destrutivos e a angústia persecutória encontram-se no seu apogeu, assim como os processos de divisão, onipotência, idealização, negação e controle dos objetos internos e externos.

 

Segundo Melanie Klein, a posição depressiva é uma modalidade das relações de objeto posterior à posição paranoide. Institui-se por volta dos quatro meses de idade e é progressivamente superada no decorrer do primeiro ano, ainda que possa ser encontrada durante a infância e reativada no adulto, particularmente no luto e nos estados depressivos.

 

O conjunto de ansiedade depressiva e suas respectivas defesas é chamado por Klein de “posição depressiva”. Esta angústia é combatida pela utilização de mecanismos de reparação contra a angústia depressiva e suplantada, quando o objeto amado é introjetado de forma estável e tranquilizante.

 

GABARITO: (C) esquizo-paranóide

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083