SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 48. (TRT6 / 2012) Nas fases de desenvolvimento humano propostas no modelo freudiano, há um período no qual ocorre a canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, por meio de sublimações. Deste modo, a energia da libido fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais. Esta descrição corresponde ao período

 

(A) fálico.

(B) oral.

(C) anal.

(D) de latência.

(E) genital.

COMENTÁRIO

Para Freud, os primeiros anos de vida são decisivos para a formação da personalidade. Cada estágio, durante os primeiros cinco anos, é definido em termos dos modos de reação de uma zona específica do corpo. Todas as crianças progridem através dos quatro diferentes estágios de desenvolvimento, além do período de latência.

 

Na teoria freudiana, os estágios tradicionais do desenvolvimento psicossexual são:

 

  • Fase Oral: Período – do nascimento a 1 ano aproximadamente.

 

Características principais: A região do corpo que proporciona maior prazer à criança é a boca. A zona secundária desta fase é o sistema digestivo. É pela boca que a criança entra em contato com o mundo; é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca.

 

  • Fase Anal: Período – 2 a 4 anos aproximadamente.

 

Características: Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres e a zona de maior satisfação é a região do ânus. A criança descobre que pode controlar as fezes que saem de seu interior, oferecendo-as à mãe ora como um presente, ora como algo agressivo.

 

  • Fase Fálica: Período – de 4 a 6 anos aproximadamente.

 

Características: Nesta etapa do desenvolvimento, a atenção da criança volta-se para a região genital e ela apresenta um forte comportamento narcisista, de representação de si, quando cria uma grandiosa imagem de si mesma. Inicialmente a criança não imagina que existam diferenças anatômicas e acredita que homens e mulheres têm anatomias semelhantes.

 

  • Fase de Latência: Período – de 6 a 11 anos aproximadamente.

 

Características: Este período tem por característica principal um deslocamento da libido da sexualidade para atividades socialmente aceitas, ou seja, a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares. E o investimento no outro, em coisas do exterior. Os impulsos e a catexia são reprimidos, ocorre a sublimação para áreas de aprendizagem e formação.

 

  • Fase Genital: Período – a partir de 11 anos.

 

Características: Neste período, que tem início com a adolescência, há uma retomada dos impulsos sexuais, o adolescente passa a buscar, em pessoas fora de seu grupo familiar, um objeto de amor.

 

GABARITO: (D) de latência.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083