SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 05. (Prefeitura Municipal de Porto Belo – SC/2012) Considerando as teorias psicanalíticas da personalidade, relacione as colunas.

 

(1) Freud        ( ) Couraça muscular

(2) Jung          ( ) Oito conflitos fundamentais

(3) Klein          ( ) Inconsciente profundo

(4) Adler          ( ) Dois tipos básicos de personalidade

(5) Erickson     ( ) Seio bom x seio mau

(6) Reich          ( ) Superação das dificuldades

 

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

 

(A) 4 – 6 – 2 – 5 – 1 – 3

(B) 6 – 5 – 1 – 2 – 3 – 4

(C) 3 – 4 – 2 – 5 – 1 – 6

(D) 6 – 5 – 1 – 4 – 3 – 2

(E) 5 – 1 – 3 – 2 – 6 – 4

COMENTÁRIO

Esta questão é bastante interessante, pois nos permite revisar importantes conceitos de vários teóricos de aporte psicanalítico.

 

A forma de resolver este quesito é revisitando cada um dos conceitos apresentados. Vamos começar?

 

COURAÇA MUSCULAR

 

A abordagem Bioenergética propõe que o caráter é composto pelas atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas em várias situações, incluindo atitudes e valores conscientes, estilo de comportamento (timidez, agressividade e assim por diante) e atitudes físicas (postura, hábitos de manutenção e movimentação do corpo).

A Bioenergética compreende que cada atitude de caráter tem uma atitude física correspondente e que o caráter do indivíduo é expresso corporalmente sob a forma de rigidez muscular ou couraça muscular. Wilhelm Reich, fundador da Bioenergética, descobriu que tensões musculares crônicas têm a função de bloquear uma das três formas de excitações biológicas: ansiedade, raiva ou excitação sexual.

 

TEÓRICO: WILHELM REICH

 

OITO CONFLITOS FUNDAMENTAIS

 

A Teoria Psicossocial do Desenvolvimento da Personalidade propõe a existência de um programa genético básico que guia o processo de maturação do organismo, no qual cada estágio do desenvolvimento ascende ao seu tempo, até que todos tenham emergido, a fim de formar o todo funcional.

 

O modelo de desenvolvimento em oito estágios proposto por Erikson considera que a formação da personalidade é contínua e que em todas as faixas etárias existem crises características que devem ser superadas para o crescimento do indivíduo e a adequada adaptação à vida social.

 

TEÓRICO: ERIK ERIKSON

 

INCONSCIENTE PROFUNDO

 

Na primeira tópica, Freud propôs que a mente é constituída por três sistemas: o consciente (Cs), o pré-consciente (Pcs) e o inconsciente (Ics). O sistema inconsciente designa a parte mais arcaica do aparelho psíquico – inconsciente profundo. Na segunda tópica Freud propôs um modelo estrutural da personalidade, e formulou explicações a partir das inter-relações entre três estruturas: id, ego e superego. Neste novo modelo, o id é a parte instintiva de nossa natureza, o inconsciente profundo, que representa os processos primitivos do pensamento e constitui o reservatório das pulsões.

 

TEÓRICO: SIGMUND FREUD

 

DOIS TIPOS BÁSICOS DE PERSONALIDADE

 

A tipologia junguiana utiliza um sistema de classificação que compreende três eixos em duas dimensões polares: as atitudes – extroversão x introversão – e as funções – pensamento x sentimento, sensação x intuição. As atitudes e funções fazem parte da psique de todos os indivíduos.

 

As atitudes são tendências temperamentais básicas, perceptíveis desde muito cedo no comportamento das crianças e que se mantêm até a vida adulta. A atitude diz respeito à orientação da consciência e à direção normal do fluxo de energia psíquica em suas relações com os objetos.

 

As duas atitudes (extroversão – introversão) são opostas e ambas estão presentes na personalidade, mas habitualmente uma delas é dominante e consciente, enquanto a outra é inconsciente. Se o ego é introvertido na sua relação com o mundo, o inconsciente pessoal é extrovertido, e vice-versa.

 

Deste modo, a fim de respondermos esta questão, os dois tipos básicos de personalidade são EXTROVERTIDO e INTROVERTIDO.

 

TEÓRICO: CARL JUNG

 

SEIO BOM X SEIO MAU

 

O seio materno, primeiro objeto de relação da criança com o mundo externo, tanto é vivenciado como seio bom, quando alimenta, quanto é percebido como seio mau, quando não amamenta na hora em que a criança deseja. Ela percebe o seio como “bom” porque o amamenta e como “mau” porque se ausenta. Sendo impossível satisfazer a todos os desejos da criança, ela possui os dois registros desse seio, um bom e um mau.

Segundo Melanie Klein, a defesa básica é a clivagem, o seio é o objeto primordial e será dividido em seio bom e seio mau, ou num bom objeto que o bebê possui e num mau objeto que está ausente; como a mãe nunca está sempre presente na vida do bebê para amamentá-lo, ela se torna ausente e o bebê com isso inaugura o processo de clivagem em sua subjetividade.

 

TEÓRICO; MELANIE KLEIN

 

SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES

 

A psicologia individual considera que o ser humano é impulsionado pela necessidade de superar suas inferioridades e pelo desejo de tornar-se superior. Nesta busca podem ocorrer algumas anormalidades no desenvolvimento e o indivíduo pode desenvolver um complexo de inferioridade ou um complexo de superioridade compensatório, tais como ocorrem com crianças rejeitadas ou mimadas.

 

Segundo Adler, a meta final de todo ser humano é atingir a superioridade. Com este conceito compreende-se a busca de uma completude, a grande pulsão ascendente que dá consistência e unidade à personalidade. A busca de superioridade é um direcionamento inato para o crescimento, a conquista, a segurança; é o próprio condutor do desenvolvimento, um princípio dinâmico e dominante. 

 

TEÓRICO: ALFRED ADLER

 

A sequência de autores de acordo com os conceitos propostos é:

 

REICH, ERIKSON, FREU, JUNG, KLEIN, ADLER.

 

GABARITO: (B) 6 – 5 – 1 – 2 – 3 – 4

Psicologia Jurídica

Pré-Venda

Módulo Impresso

Postagens a partir de

reserve o seu !

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083