SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 55. (MPE-PE / 2012) De acordo com a concepção piagetiana, o pensamento da criança que se encontra no período pré-operacional caracteriza-se por ser

 

(A) real.

(B) fantasioso.

(C) simbólico.

(D) lógico.

(E) egocêntrico.

COMENTÁRIO

No período pré-operatório a maturação neurofisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades. O inicio deste estágio é marcado pelo surgimento da função simbólica, que indica o início do pensamento. Nesta fase a criança desenvolve a linguagem, as imagens mentais e jogos simbólicos, assim como muitas habilidades percentuais e motoras.

 

Piaget refere-se a uma criança dessa fase, como egocêntrica. A criança pré-operacional, vê as coisas sob seu ponto de vista. Ela acha que todas as pessoas pensam como ela. Como a criança considera seus pensamentos corretos, ela nunca os questiona (Oliveira, 2009).

 

 Segundo Piaget, o estagio Pré-Operatório subdivide-se em duas fases:

 

  1. Pensamento simbólico pré-conceitual (2 a 4 anos): a criança se caracteriza pelo pensamento egocêntrico.

 

Características:

 

  • Animismo ou Antropomorfismo: a criança tende a colocar sentimentos humanos a objetos à sua volta.

 

  • Realismo: Materializa os sonhos, se ele sonhar que tem um monstro debaixo da cama, acredita que existe.

 

  • Finalismo: nada acontece por acidente; tudo tem uma justificação finalista; ex: as nuvens movimentam-se para tapar o sol.

 

  • Artificialismo: é a explicação de fenômenos naturais como se fossem produzidos pelos seres humanos como, por exemplo, quem pintou o céu.

 

  • Egocentrismo: é a tendência da criança de ligar tudo que o acontece com ela aos sentimentos e ações.

 

  1. Pensamento Intuitivo (4 a 7 anos) - permite que a criança resolva alguns problemas, este pensamento é irreversível, isto é, a criança está sujeita às configurações preceptivas sem compreender a diferença entre as transformações reais e aparentes.

 

Características:

 

  • Centração: A criança para dar uma resposta, se liga apenas em determinado aspecto a cada situação.

 

  • Irreversibilidade do pensamento: a criança não consegue desfazer as ações que realizou para comprovar o seu raciocínio.

 

  • Raciocínio Transdutivo: As crianças tende a dar uma mesma explicação para varias situações. As crianças tentam sempre encontrar uma causa para tudo, e, frequentemente, estabelecem relações de causa-efeito.

  • Dificuldades de transformação: O pensamento é estático, estão sempre no presente não existe futuro para elas.

 

  • Sincretismo: é um modelo de raciocínio que toma a parte pelo todo. Manifesta-se quando as crianças não são capazes de separar diferentes aspectos ou partes de uma situação ou objeto e agir de acordo com as suas características, misturando conceitos de referenciais diferentes.

 

  • Dificuldades de classificação: as crianças normalmente experimentam dificuldades para estabelecer e relacionar classes de objetos ou situações.

 

  • Dificuldades de seriação: as crianças frequentemente têm dificuldades em ordenar ou criar séries.

 

GABARITO: (E) egocêntrico.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083