SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 59. (TJPE / 2012) O modelo piagetiano do desenvolvimento humano propõe períodos que são caracterizados pelo aparecimento de novas qualidades do pensamento, interferindo no desenvolvimento global. O período de operações concretas se dá dos

 

(A) 9 aos 14 anos, com o desenvolvimento de um egocentrismo intelectual e social.

(B) 7 aos 11 ou 12 anos com o início da construção lógica, ou seja, a capacidade da criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.

(C) 6 aos 10 anos, quando deixa de ter dificuldade para realizar as operações no plano das ideias sem necessitar de manipulação ou referências concretas.

(D) 10 aos 14 anos, quando é capaz de abstrair e generalizar, criando teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de modificar.

(E) 4 aos 7 anos, com o aparecimento da linguagem, incrementando a comunicação e a interação com os demais.

COMENTÁRIO

Período das Operações Concretas – Desenvolvimento do Sistema Cognitivo (7 a 12 anos)

 

Observa-se um acentuado decaimento do egocentrismo intelectual e um crescente acréscimo do pensamento lógico formal. A criança passa a ter um conhecimento real, correto e adequado de objetos e situações da realidade externa, e poderá trabalhar com eles de modo lógico.

 

Características:

 

  • Aumento do tempo de concentração da criança (Ex. aulas de 40 min)

  • Inicia-se a busca da causalidade (Ex. quer saber os porquês)

  • Cooperação e competição – (Ex. vida social aumentando).

  • Começa a entender o ponto de vista dos outros – (Ex. mudança na relação social).

 

A criança passa a organizar, em sistemas, as informações de que dispõe, conservando-as, revertendo-as, compondo-as, portanto, lidando com várias relações possíveis neste sistema. Essas características permitem uma ampliação do mundo da criança, sendo capaz de refletir e também coordenar suas ações com as dos outros.

 

GABARITO: (B) 7 aos 11 ou 12 anos com o início da construção lógica, ou seja, a capacidade da criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083