SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA
QUESTÃO 72. (TRT6 / 2012) Segundo Barlow & Durand (2008), autores eu se debruçaram ao estudo da Psicopatologia, de modo idêntico às anfetaminas, esta droga aumenta o estado de alerta, produz euforia, eleva a pressão sanguínea e o pulso e causa insônia e falta de apetite. O indivíduo pode referir uma sensação de ser poderoso e invencível, sentindo-se autoconfiante. Tal descrição corresponde ao efeito:
(A) Do barbitúrico
(B) Da maconha
(C) Do LSD
(D) Do ópio
(E) Da cocaína
COMENTÁRIO
Vamos analisar a descrição dos efeitos imediatos com uso da substância:
-
Aumenta o estado de alerta;
-
Produz euforia;
-
Eleva a pressão sanguínea e o pulso;
-
Causa insônia e falta de apetite;
-
Sensação de ser poderoso e invencível, sentindo-se autoconfiante.
O método para resolução da questão é analisarmos cada alternativa. Conforme a descrição, estamos tratando de uma substância estimulante.
(A) Do barbitúrico
Grupo de substâncias depressoras do Sistema nervoso central. São usados como antiepilépticos, sedativos e hipnóticos.
(B) Da maconha
Euforia, disforia, sedação, alteração da percepção do tempo, aumento da interferência na atenção seletiva e no tempo de reação, alteração nas funções sensoriais, prejuízo do controle motor, do aprendizado e prejuízo transitório na memória de curto prazo, além de efeitos neurovegetativos como boca seca, taquicardia e hipotensão postural. Efeitos adversos incluem crises de ansiedade, ataques de pânico e exacerbação de sintomas psicóticos existentes.
(C) Do LSD
Alterações da percepção como a intensificação subjetiva das percepções, despersonalização e alucinações, dilatação das pupilas, batimentos cardíacos acelerados, suor e visão embaçada.
(D) Do ópio
Possui efeito narcótico (alivia a dor e induz o sono); induz a euforia, sonolência, respiração lentificada, podendo levar à morte. Exemplos: ópio, morfina, heroína.
(E) Da cocaína
Em quantidades reduzidas, aumenta o estado de alerta; produz euforia; eleva a pressão sanguínea e o pulso; causa insônia e falta de apetite; sensação de ser poderoso e invencível (Durand & Barlow, 2011).
GABARITO: (E) Da cocaína