SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 72. (TRT6 / 2012) Segundo Barlow & Durand (2008), autores eu se debruçaram ao estudo da Psicopatologia, de modo idêntico às anfetaminas, esta droga aumenta o estado de alerta, produz euforia, eleva a pressão sanguínea e o pulso e causa insônia e falta de apetite. O indivíduo pode referir uma sensação de ser poderoso e invencível, sentindo-se autoconfiante. Tal descrição corresponde ao efeito:

 

(A) Do barbitúrico

(B) Da maconha

(C) Do LSD

(D) Do ópio

(E) Da cocaína

COMENTÁRIO

Vamos analisar a descrição dos efeitos imediatos com uso da substância:

 

  • Aumenta o estado de alerta;

  • Produz euforia;

  • Eleva a pressão sanguínea e o pulso;

  • Causa insônia e falta de apetite;

  • Sensação de ser poderoso e invencível, sentindo-se autoconfiante.

 

O método para resolução da questão é analisarmos cada alternativa. Conforme a descrição, estamos tratando de uma substância estimulante.

 

(A) Do barbitúrico

 

Grupo de substâncias depressoras do Sistema nervoso central. São usados como antiepilépticos, sedativos e hipnóticos.

(B) Da maconha

 

Euforia, disforia, sedação, alteração da percepção do tempo, aumento da interferência na atenção seletiva e no tempo de reação, alteração nas funções sensoriais, prejuízo do controle motor, do aprendizado e prejuízo transitório na memória de curto prazo, além de efeitos neurovegetativos como boca seca, taquicardia e hipotensão postural.  Efeitos adversos incluem crises de ansiedade, ataques de pânico e exacerbação de sintomas psicóticos existentes.

 

(C) Do LSD

 

Alterações da percepção como a intensificação subjetiva das percepções, despersonalização e alucinações, dilatação das pupilas, batimentos cardíacos acelerados, suor e visão embaçada.

 

(D) Do ópio

 

Possui efeito narcótico (alivia a dor e induz o sono); induz a euforia, sonolência, respiração lentificada, podendo levar à morte. Exemplos: ópio, morfina, heroína.

 

(E) Da cocaína

 

Em quantidades reduzidas, aumenta o estado de alerta; produz euforia; eleva a pressão sanguínea e o pulso; causa insônia e falta de apetite; sensação de ser poderoso e invencível (Durand & Barlow, 2011).

 

GABARITO: (E) Da cocaína

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083