SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 75. (MPEAC/2013) A _________ significa a capacidade de o indivíduo se dar conta do que está ocorrendo dentro e ao redor de si, ao alcance de seu sensório. A palavra que se encaixa na frase acima é:

 

(A) orientação.

(B) atenção.

(C) sensopercepção.

(D) memória.

(E) consciência.

COMENTÁRIO

Vamos revisar o conceito de cada uma das funções psíquicas elencadas nas alternativas a fim de identificarmos aquela que tem como conceito a “capacidade de o indivíduo se dar conta do que está ocorrendo dentro e ao redor de si, ao alcance de seu sensório”

 

(A) Orientação

 

A orientação é um processo psíquico secundário à consciência e à atenção, desempenhando a função de manter a pessoa situada quanto a si mesma (autopsíquica), quanto ao mundo/lugar (alopsíquica), quanto ao momento cronológico (temporal), quanto à localização (espacial) (Miranda-Sá Jr, 2001; Dalgalarrondo, 2008).

 

(B) Atenção

 

Dalgalarrondo (2008) define a atenção como a direção da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto.

 

(C) Sensopercepção

 

A sensação é definida como o fenômeno elementar, gerado por estímulos físicos, químicos ou biológicos variados, originados de fora para dentro do organismo, os quais produzem alterações nos órgãos receptores, estimulando-os (Dalgalarrondo, 2008).

 

Já por percepção entende-se a tomada de consciência de um estímulo sensorial, ou seja, a interpretação do estímulo como um fenômeno pleno de significado.

 

(D) Memória

 

Capacidade de registrar, manter e evocar os fatos já ocorridos e relaciona-se com o nível de consciência, com a atenção e com o interesse afetivo (Dalgalarrondo, 2008).

 

(E) Consciência

 

Definição neuropsicológica: É a capacidade neurológica de captar o ambiente e de se orientar de forma adequada, é estar lúcido. A consciência pode ser considerada do ponto de vista psiquiátrico, como um processo de coordenação e de síntese da atividade psíquica (Miranda-Sá Jr, 2001; Dalgalarrondo, 2008).

 

Definição psicológica: Conceitua a consciência como a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que o coloca em contato com a realidade e o faz perceber e conhecer seus objetos. Deste modo, pode ser compreendida como a soma total das experiências conscientes de um indivíduo em um determinado momento (Miranda-Sá Jr, 2001; Dalgalarrondo, 2008).

 

Assim, vemos que a CONSCIÊNCIA é a função que nos permite sermos capazes de entrar em contato com o ambiente, integrando nossas percepções de forma orientada.

 

GABARITO: (E) Consciência

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083