SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 78. (MPEAC / 2013) No exame do estado mental, a atenção é um processo psíquico que permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado. São habitualmente deferidas como transtornos da atenção:

 

(A) aprosexia e distratibilidade.

(B) distratibilidade e hipermnésia.

(C) hipermnésia e dismnésia.

(D) hipermnésia e hipoprosexia.

(E) aprosexia e dismnésia.

COMENTÁRIO

Dalgalarrondo (2008) define a atenção como a direção da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto.

 

Vamos analisar cada assertiva e verificar as funções as quais as alternativas apresentadas fazem referência.

(A) aprosexia e distratibilidade – ATENÇÃO / ATENÇÃO

(B) distratibilidade e hipermnésia – ATENÇÃO / MEMÓRIA

(C) hipermnésia e dismnésia – MEMÓRIA / MEMÓRIA

(D) hipermnésia e hipoprosexia – MEMÓRIA / ATENÇÃO

(E) aprosexia e dismnésia – ATENÇÃO / MEMÓRIA

 

Anormalidades da Atenção:

 

Distração – Superconcentração ativa da atenção sobre determinados conteúdos ou objetos, com a inibição de outras funções. O foco da atenção está sobre um dado ponto de observação, em detrimento de outros aspectos.

 

Distraibilidade – Estado patológico no qual ocorre a dificuldade ou incapacidade para fixar ou manter a atenção em qualquer coisa que implique esforço produtivo, quando a atenção do indivíduo é facilmente desviada para outro objeto. Ocorre a impossibilidade de fixar a atenção sobre um determinado objeto.

 

Hipoprosexia – Diminuição global da atenção (a mais comum), quando se verifica a perda da capacidade de concentração e o aumento da sensação de cansaço, dificultando a percepção, concentração, o pensar, o raciocinar, etc.

 

Aprosexia – Total eliminação da capacidade de atenção, por mais fortes e variados que sejam os estímulos ambientais utilizados.

 

Hiperprossexia – Estado de atenção exagerada, no qual há uma tendência a se manter indefinidamente sobre certos objetos, com surpreendente infatigabilidade.

 

GABARITO: (A) aprosexia e distratibilidade

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083