SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 79. (MPEAP / 2012) São pensamentos, imagens ou impulsos intrusivos e sem sentido, em sua maioria, aos quais o indivíduo tenta resistir ou tenta eliminar. Tratam-se de

 

(A) sublimações, enquanto as repressões são usadas para suprimir os conflitos perturbadores e oferecer alívio.

(B) compulsões, enquanto as obsessões são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir as obsessões e oferecer alívio.

(C) repressões, enquanto as sublimações são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir os conflitos perturbadores e oferecer alívio.

(D) obsessões, enquanto as compulsões são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir as obsessões e oferecer alívio.

(E) manias, enquanto os episódios de euforia são os pensamentos ou as ações que procuram trazer alívio.

COMENTÁRIO

Esta questão foi elaborada conforme a definição da CID-10 para Transtorno obsessivo-compulsivo (F42):

 

Transtorno caracterizado essencialmente por ideias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes.

As ideias obsessivas são pensamentos, representações ou impulsos, que se intrometem na consciência do sujeito de modo repetitivo e estereotipado.

Em regra geral, elas perturbam muito o sujeito, o qual tenta, frequentemente resistir-lhes, mas sem sucesso.

 

O sujeito reconhece, entretanto, que se trata de seus próprios pensamentos, mas estranhos à sua vontade e em geral desprazeirosos.

 

Os comportamentos e os rituais compulsivos são atividades estereotipadas repetitivas. O comportamento compulsivo tem por finalidade prevenir algum evento objetivamente improvável, frequentemente implicando dano ao sujeito ou causado por ele, que ele (a) teme que possa ocorrer.

 

O sujeito reconhece habitualmente o absurdo e a inutilidade de seu comportamento e faz esforços repetidos para resistir-lhes.

 

O transtorno é acompanhado quase sempre de ansiedade. Esta ansiedade se agrava quando o sujeito tenta resistir à sua atividade compulsiva.

 

Conforme vimos, o conceito apresentado no enunciado é o de OBSSESSÕES, enquanto que o termo complementar apresentado na assertiva correta é COMPULSÕES.

 

GABARITO: (D) obsessões, enquanto as compulsões são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir as obsessões e oferecer alívio.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083