SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA
QUESTÃO 80. (Prefeitura Municipal de Cuiabá – SAÚDE / 2013) A psiconeurose cujos conflitos emocionais inconscientes surgem na forma de uma severa dissociação mental ou como sintomas físicos, independentemente de qualquer patologia orgânica ou estrutural conhecida, é chamada de:
(A) Obsessão.
(B) Histeria.
(C) Transtorno somatofóbico.
(D) Somatização.
(E) Hebefrenia.
COMENTÁRIO
Vamos revisar as definições de cada uma das alternativas:
(A) Obsessão.
Para a Psicanálise a neurose obsessiva é originada por um conflito psíquico infantil e uma fixação na fase anal e suas manifestações se dão por meio de ritos, sintomas obsedantes e ruminações mentais que originam dúvidas que acabam por inibir pensamentos e ações.
Traços: pessoas muito racionais, isto é, lógicas; possuem muitas incertezas ou dúvidas; presença simultânea dos afetos amor e ódio.
(B) Histeria.
Psiconeurose, cujos conflitos emocionais inconscientes surgem na forma de uma severa dissociação mental ou como sintomas físicos (conversão), independentemente de qualquer patologia orgânica ou estrutural conhecida, quando a ansiedade subjacente é 'convertida' num sintoma físico.
(C) Transtorno somatofóbico.
A somatofobia é compreendida como a forma de violência que resulta no ataque ao corpo de um indivíduo vulnerável (humano ou não humano), expressando a hostilidade do agressor contra uma diferença qualquer que, na sua percepção, revela alguma inferioridade naquele que sofre a agressão. Raça, classe social, língua, território, ideologia, sexo e espécie biológica podem servir de pretexto para a discriminação contra as diferenças intoleradas pelo agressor (Felipe, 2006).
(D) Somatização.
A somatização pode ser compreendida como uma tendência que o indivíduo tem de vivenciar e comunicar suas angústias de forma somática, isto é, através de sintomas físicos que não têm uma evidência patológica, os quais atribui a doenças orgânicas, levando-o a procurar ajuda médica (Lipowski, 1988).
(E) Hebefrenia.
Forma de esquizofrenia que se manifesta na adolescência e que se caracteriza por depressão, imaginação absurda e ilusória com deterioração gradual e progressiva das faculdades mentais.
Após revisarmos cada um dos conceitos, vamos retomar a descrição do quadro enunciado na questão:
Conflitos emocionais inconscientes que surgem na forma de uma severa dissociação mental ou como sintomas físicos, independentemente de qualquer patologia orgânica ou estrutural conhecida.
Esta descrição é condizente com o quadro denominado de histeria.
GABARITO: (B) Histeria.