SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 80. (Prefeitura Municipal de Cuiabá – SAÚDE / 2013) A psiconeurose cujos conflitos emocionais inconscientes surgem na forma de uma severa dissociação mental ou como sintomas físicos, independentemente de qualquer patologia orgânica ou estrutural conhecida, é chamada de:

 

(A) Obsessão.

(B) Histeria.

(C) Transtorno somatofóbico.

(D) Somatização.

(E) Hebefrenia.

COMENTÁRIO

Vamos revisar as definições de cada uma das alternativas:

 

(A) Obsessão.

 

Para a Psicanálise a neurose obsessiva é originada por um conflito psíquico infantil e uma fixação na fase anal e suas manifestações se dão por meio de ritos, sintomas obsedantes e ruminações mentais que originam dúvidas que acabam por inibir pensamentos e ações.

 

Traços: pessoas muito racionais, isto é, lógicas; possuem muitas incertezas ou dúvidas; presença simultânea dos afetos amor e ódio.

 

(B) Histeria.

 

Psiconeurose, cujos conflitos emocionais inconscientes surgem na forma de uma severa dissociação mental ou como sintomas físicos (conversão), independentemente de qualquer patologia orgânica ou estrutural conhecida, quando a ansiedade subjacente é 'convertida' num sintoma físico.

 

(C) Transtorno somatofóbico.

 

A somatofobia é compreendida como a forma de violência que resulta no ataque ao corpo de um indivíduo vulnerável (humano ou não humano), expressando a hostilidade do agressor contra uma diferença qualquer que, na sua percepção, revela alguma inferioridade naquele que sofre a agressão. Raça, classe social, língua, território, ideologia, sexo e espécie biológica podem servir de pretexto para a discriminação contra as diferenças intoleradas pelo agressor (Felipe, 2006).

 

(D) Somatização.

 

A somatização pode ser compreendida como uma tendência que o indivíduo tem de vivenciar e comunicar suas angústias de forma somática, isto é, através de sintomas físicos que não têm uma evidência patológica, os quais atribui a doenças orgânicas, levando-o a procurar ajuda médica (Lipowski, 1988).

 

(E) Hebefrenia.

 

Forma de esquizofrenia que se manifesta na adolescência e que se caracteriza por depressão, imaginação absurda e ilusória com deterioração gradual e progressiva das faculdades mentais.

 

Após revisarmos cada um dos conceitos, vamos retomar a descrição do quadro enunciado na questão:

 

Conflitos emocionais inconscientes que surgem na forma de uma severa dissociação mental ou como sintomas físicos, independentemente de qualquer patologia orgânica ou estrutural conhecida.

Esta descrição é condizente com o quadro denominado de histeria.

 

GABARITO: (B) Histeria.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083