SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 81. (Prefeitura Municipal de Cuiabá/2013) O desenvolvimento de uma alteração comportamental mal-adaptativa e específica à substância, com concomitantes fisiológicos e cognitivos, devido à cessação ou à redução do uso pesado e prolongado de uma substância responde, necessariamente, ao critério de:

 

(A) abstinência de substância.

(B) dependência de substância.

(C) abstinência e dependência de substância.

(D) dependência e tolerância de substância.

(E) tolerância de substância.

COMENTÁRIO

A questão traz variações de duas situações: DEPENDENCIA ou ABSTINENCIA de substância. Inicialmente você pode excluir as alternativas que trazem a expressão tolerância de substância, pois esta nomenclatura está incorreta. A tolerância é um critério presente no quadro de dependência.

 

(A) abstinência de substância.

(B) dependência de substância.

(C) abstinência e dependência de substância.

(D) dependência e tolerância de substância.

(E) tolerância de substância.

 

Vamos revisar os critérios para DEPENDENCIA e ABSTINENCIA de substância a fim de identificarmos qual dos quadros atende ao enunciado da questão.

 

Critérios para Dependência de Substância (DSM-IV)

 

Um padrão mal-adaptativo de uso de substância, levando a prejuízo ou sofrimento clinicamente significativo, manifestado por três (ou mais) dos seguintes critérios, ocorrendo a qualquer momento no mesmo período de 12 meses:

 

(1) tolerância, definida por qualquer um dos seguintes aspectos:

 

(a) uma necessidade de quantidades progressivamente maiores da substância para adquirir a intoxicação ou efeito desejado

(b) acentuada redução do efeito com o uso continuado da mesma quantidade de substância

(2) abstinência, manifestada por qualquer dos seguintes aspectos:

 

(a) síndrome de abstinência característica para a substância (consultar os Critérios A e B dos conjuntos de critérios para Abstinência das substâncias específicas)

 

(b) a mesma substância (ou uma substância estreitamente relacionada) é consumida para aliviar ou evitar sintomas de abstinência

 

(3) a substância é frequentemente consumida em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido

 

(4) existe um desejo persistente ou esforços mal-sucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso da substância

 

(5) muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção da substância (por ex., consultas a múltiplos médicos ou fazer longas viagens de automóvel), na utilização da substância (por ex., fumar em grupo) ou na recuperação de seus efeitos

(6) importantes atividades sociais, ocupacionais ou recreativas são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso da substância

 

(7) o uso da substância continua, apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pela substância (por ex., uso atual de cocaína, embora o indivíduo reconheça que sua depressão é induzida por ela, ou consumo continuado de bebidas alcoólicas, embora o indivíduo reconheça que uma úlcera piorou pelo consumo do álcool)

 

Especificar se:

 

Com Dependência Fisiológica: evidências de tolerância ou abstinência (isto é, presença de Item 1 ou 2).

 

Sem Dependência Fisiológica: não existem evidências de tolerância ou abstinência (isto é, nem Item 1 nem Item 2 estão presentes).

 

Critérios para Abstinência de Substância (DSM-IV)


A. Desenvolvimento de uma síndrome específica à substância devido à cessação (ou redução) do uso pesado e prolongado da substância. 


B. A síndrome específica à substância causa sofrimento ou prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, ocupacional ou outras áreas importantes da vida do indivíduo. 


C. Os sintomas não se devem a uma condição médica geral nem são melhor explicados por outro transtorno mental.

 

GABARITO: (A) abstinência de substância.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083