SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 82. (DPERS / 2013) Duas experiências fundamentais podem contribuir de maneira isolada ou em combinação para todos os transtornos de humor específicos: um episódio depressivo maior e

 

(A) A compulsão.

(B) A mania.

(C) O estupor.

(D) A cefaleia.

(E) A reclusão.

COMENTÁRIO

F30-F39 Transtornos do humor [afetivos]

 

Transtornos nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão (com ou sem ansiedade associada) ou de uma elação.

 

 A alteração do humor em geral se acompanha de uma modificação do nível global de atividade, e a maioria dos outros sintomas são quer secundários a estas alterações do humor e da atividade, quer facilmente compreensíveis no contexto destas alterações.

 

A maioria destes transtornos tende a ser recorrentes e a ocorrência dos episódios individuais pode freqüentemente estar relacionada com situações ou fatos estressantes.

 

Vamos retornar ao enunciado da questão:

 

Duas experiências fundamentais podem contribuir de maneira isolada ou em combinação para todos os transtornos de humor específicos: um episódio depressivo maior e __________.

 

A definição proposta pela CID-10 apresenta como característica a alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma:

 

  • Depressão; ou

  • Elação.

 

O termo elação significa altivo; arrogante, magnífico, elevado. Estes adjetivos descrevem a sensação que a pessoa tem quando se encontra no quadro de mania.

 

GABARITO: (B) A mania

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP