SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 84. (Prefeitura Municipal de Cuiabá – SAÚDE / 2013) As características essenciais da Anorexia Nervosa (DSMIV) são:

 

  1. Um temor intenso de ganhar peso, uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo e comportamentos de expulsão do alimento.

  2. Um temor intenso de ganhar peso, alucinose psicótica, uma negação em manter a forma ou tamanho do corpo.

  3. A recusa do indivíduo em manter um peso corporal na faixa normal mínima, alucinose psicótica, uma negação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo.

  4. A recusa do indivíduo em manter um peso corporal na faixa normal mínima, um temor intenso de ganhar peso e uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo.

  5. A recusa do indivíduo em manter um peso corporal na faixa normal mínima, uma relação com figura materna conflituada, uma negação significativa na percepção da forma e do tamanho do corpo.

COMENTÁRIO

A fim de solucionarmos esta questão, inicialmente iremos revisar os critérios diagnósticos do DSM -IV e, em seguida, faremos a análise de cada alternativa.

 

 

Critérios Diagnósticos para F50.0 - 307.1 Anorexia Nervosa

 

A. Recusa a manter o peso corporal em um nível igual ou acima do mínimo normal adequado à idade e à altura (por ex., perda de peso levando à manutenção do peso corporal abaixo de 85% do esperado; ou fracasso em ter o ganho de peso esperado durante o período de crescimento, levando a um peso corporal menor que 85% do esperado).

 

B. Medo intenso de ganhar peso ou de se tornar gordo, mesmo estando com peso abaixo do normal.

 

C. Perturbação no modo de vivenciar o peso ou a forma do corpo, influência indevida do peso ou da forma do corpo sobre a autoavaliação, ou negação do baixo peso corporal atual.

 

D. Nas mulheres pós-menarca, amenorreia, isto é, ausência de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos. (Considera-se que uma mulher tem amenorreia se seus períodos ocorrem apenas após a administração de hormônio, por ex., estrógeno.)

 

Especificar tipo:

 

Tipo Restritivo: durante o episódio atual de Anorexia Nervosa, o indivíduo não se envolveu regularmente em um comportamento de comer compulsivamente ou de purgação (isto é, autoindução de vômito ou uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas).

 

Tipo Compulsão Periódica/Purgativo: durante o episódio atual de Anorexia Nervosa, o indivíduo envolveu-se regularmente em um comportamento de comer compulsivamente ou de purgação (isto é, autoindução de vômito ou uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas).

 

Prontos para analisar as alternativas? Vamos lá!

 

  1. Um temor intenso de ganhar peso, uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo e comportamentos de expulsão do alimento.

 

  • Temor intenso de ganhar peso - CORRETO

  • Perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo - CORRETO

  • Comportamentos de expulsão do alimento – INCORRETO: Característico do quadro de Bulimia

 

  1. Um temor intenso de ganhar peso, alucinose psicótica, uma negação em manter a forma ou tamanho do corpo.

 

  • Temor intenso de ganhar peso - CORRETO

  • Alucinose psicótica – INCORRETO: Este quadro é induzido por intoxicação ou uso de alucinógenos

  • Negação em manter a forma ou tamanho do corpo - CORRETO

 

  1. A recusa do indivíduo em manter um peso corporal na faixa normal mínima, alucinose psicótica, uma negação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo.

 

  • Recusa do indivíduo em manter um peso corporal na faixa normal mínima – CORRETO

  • Alucinose psicótica – INCORRETO

  • Negação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo – CORRETO

 

  1. A recusa do indivíduo em manter um peso corporal na faixa normal mínima, um temor intenso de ganhar peso e uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo.

 

  • Recusa do indivíduo em manter um peso corporal na faixa normal mínima – CORRETO

  • Temor intenso de ganhar peso - CORRETO

  • Perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo - CORRETO

 

  1. A recusa do indivíduo em manter um peso corporal na faixa normal mínima, uma relação com figura materna conflituada, uma negação significativa na percepção da forma e do tamanho do corpo.

 

  • Recusa do indivíduo em manter um peso corporal na faixa normal mínima – CORRETO

  • Relação com figura materna conflituada – INCORRETO: O DSM-IV não faz menção a este aspecto

  • Negação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo – INCORRETO

 

GABARITO: (D) A recusa do indivíduo em manter um peso corporal na faixa normal mínima, um temor intenso de ganhar peso e uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083