SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 86. (MPEMS / 2013) Com relação aos sintomas relativos a quadros de bulimia, assinale a afirmativa incorreta.

 

  1. Os ataques de hiperfagia são comuns nos casos de bulimia.

  2. Os pacientes com bulimia não costumam estar dentro da faixa de peso normal.

  3. Os pacientes com bulimia costumam utilizar técnicas compensatórias como vômitos, enemas, diuréticos, laxantes ou aumento de atividade física.

  4. A maioria dos casos de bulimia ocorre entre adolescentes ou entre mulheres no início da vida adulta.

  5. A terapia cognitivo-comportamental assinala êxitos no tratamento dos casos de bulimia.

COMENTÁRIO

A fim de solucionarmos esta questão, inicialmente iremos revisar os critérios diagnósticos da CID-10 e DSM -IV e, em seguida, faremos a análise de cada alternativa.

 

Critérios Diagnósticos para F50.2 - 307.51 Bulimia Nervosa


A. Episódios recorrentes de compulsão periódica. Um episódio de compulsão periódica é caracterizado por ambos os seguintes aspectos:

 

(1) ingestão, em um período limitado de tempo (por ex., dentro de um período de 2 horas) de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria durante um período similar e sob circunstâncias similares


(2) um sentimento de falta de controle sobre o comportamento alimentar durante o episódio (por ex., um sentimento de incapacidade de parar de comer ou de controlar o que ou quanto está comendo) 

 

B. Comportamento compensatório inadequado e recorrente, com o fim de prevenir o aumento de peso, como autoindução de vômito, uso indevido de laxantes, diuréticos, enemas ou outros medicamentos, jejuns ou exercícios excessivos. 


C. A compulsão periódica e os comportamentos compensatórios inadequados ocorrem, em média, pelo menos duas vezes por semana, por 3 meses. 


D. A autoavaliação é indevidamente influenciada pela forma e peso do corpo. 

 

E. O distúrbio não ocorre exclusivamente durante episódios de Anorexia Nervosa. 


Especificar tipo:


Tipo Purgativo: durante o episódio atual de Bulimia Nervosa, o indivíduo envolveu-se regularmente na autoindução de vômitos ou no uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas.

 

Tipo Sem Purgação: durante o episódio atual de Bulimia Nervosa, o indivíduo usou outros comportamentos compensatórios inadequados, tais como jejuns ou exercícios excessivos, mas não se envolveu regularmente na autoindução de vômitos ou no uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas.

 

Lembre-se da regra de ouro: SEMPRE grife o comando da questão, pois isto evita que você fique confuso na hora de assinalar a resposta.

Atenção! A questão solicita que o candidato identifique a alternativa INCORRETA!

 

(A) Os ataques de hiperfagia são comuns nos casos de bulimia.

 

CORRETA - Esta alternativa faz referência ao critério A para diagnóstico de Bulimia.

 

(B) Os pacientes com bulimia não costumam estar dentro da faixa de peso normal.

 

INCORRETA - Pacientes com Bulimia costumam estar dentro da faixa de peso normal e utilizam comportamentos compensatórios a fim de evitar o ganho de peso (ex. uso de laxantes, realização de jejum, indução de vômito, enema, excesso de exercícios físicos).

 

(C) Os pacientes com bulimia costumam utilizar técnicas compensatórias como vômitos, enemas, diuréticos, laxantes ou aumento de atividade física.

 

CORRETA - Esta alternativa faz referência ao critério B para diagnóstico de Bulimia.

 

(D) A maioria dos casos de bulimia ocorre entre adolescentes ou entre mulheres no início da vida adulta.

 

CORRETA - Conforme o DSM-IV, a prevalência da Bulimia Nervosa entre mulheres adolescentes e adultas jovens é de aproximadamente 1-3%; a taxa de ocorrência deste transtorno em homens é de aproximadamente um décimo da que ocorre em mulheres.

 

(E) A terapia cognitivo-comportamental assinala êxitos no tratamento dos casos de bulimia.

 

CORRETA - Estudos controlados sobre bulimia nervosa encontraram boas evidências da sua eficácia e consideram a TCC um tratamento promissor. Neste transtorno, a abordagem se mostra eficaz pela remissão de episódios de compulsão alimentar e métodos purgativos; redução da restrição dietética; diminuição da preocupação com o peso e o formato corporal; melhora da autoestima e do funcionamento social e redução de sintomas psiquiátricos em geral (Oliveira e Deiros, 2013).

 

 

GABARITO: (B) Os pacientes com bulimia não costumam estar dentro da faixa de peso normal.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083