SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 92. (Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul / 2013) A essência da terapia centrada no cliente proposta por Carl Rogers encontra-se sintonizada aos ideais fundamentais da psicologia humanística. O autor rejeitou a ideia de que era preciso mergulhar no passado do cliente para que a terapia surtisse efeito e acreditava que, se o terapeuta conseguisse criar o adequado ambiente terapêutico (que incluía o olhar positivo incondicional e postura empática), o cliente poderia assumir o controle da própria vida e crescer rumo à autoatualização. Autoatualizar-se significa

 

(A) rever experiências primárias tidas com figuras significativas da infância, libertando-se de condicionamentos instalados.

(B) apoderar-se do conhecimento de todas as suas dificuldades, para transformá-las.

(C) conhecer concepção atualizada do funcionamento humano, facilitando assim o conhecimento de si mesmo.

(D) desfazer-se das amarras do repertório aprendido, rumo a novos conhecimentos.

(E) atingir seu potencial de vida em toda a sua plenitude.

COMENTÁRIO

O enunciado da questão apresenta uma grande introdução sobre a Terapia Centrada no Cliente, mas o comando da questão exige simplesmente que o candidato identifique a assertiva que traz o conceito de autoatualização. Vamos revisá-lo?

 

A tendência atualizante é o postulado fundamental da teoria rogeriana. Rogers sugere que, em cada um de nós, há um impulso inerente em direção a sermos tão competentes e capazes quanto o que estamos aptos a ser biologicamente. Esta tendência é parte do processo de todas as coisas vivas.

 

É este impulso que conduz todo organismo a desenvolver-se, tornar-se autônomo, amadurecer a tendência a expressar-se e ser responsável por ativar todas as capacidades do organismo, na medida em que tal ativação valoriza o organismo ou o Self.

 

Da mesma maneira que uma semente contém dentro de si o impulso para se tomar uma árvore, também uma pessoa é impelida a se tomar uma pessoa total, completa e autoatualizada.

 

Rogers compreende o impulso em direção à saúde como a força motriz numa pessoa que está funcionando de modo livre, não paralisada por eventos passados ou por crenças correntes que mantinham a incongruência.

 

GABARITO: (E) atingir seu potencial de vida em toda a sua plenitude.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083