SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 94. (MPPE / 2012) Estão entre as principais técnicas utilizadas pela Terapia Comportamental:

 

(A) Psicoeducação sobre a doença, Psicoeducação sobre a importância da regularidade do ciclo circadiano e Técnicas para aquisição e manutenção de hábitos cotidianos estáveis.

(B) Modelação, Prevenção de rituais (de respostas) e Treino de habilidades sociais (assertividade).

(C) Orientações para a higiene do sono, Educação quanto aos sintomas negativos e Uso de manifestações de aprovação e admiração.

(D) Determinação de causas de desmoralização, Reasseguramento e “Normalizar” as experiências do paciente.

(E) Seta descendente e descastrofização, Mensagens e Análise da Ressonância.

COMENTÁRIO

As principais técnicas da Terapia Comportamental são:

 

Dessensibilização Sistemática – consiste no confronto graduado das situações ou objetos temidos. Este confronto pode ser realizado através de imaginação ou ao vivo.

 

Treinamento em habilidades sociais – As habilidades sociais são classes de comportamentos existentes no repertório da pessoa, que garantem a competência social. O treinamento em habilidades sociais (THS) consiste no conjunto articulado de técnicas e procedimentos de intervenção, orientados para a promoção de habilidades sociais relevantes para as relações interpessoais. O terapeuta delineia o tratamento e define as técnicas a serem aplicadas com base na análise funcional.

 

Modelação – Aprendizagem através da observação de comportamentos. As técnicas de modelação são usadas para modificar o comportamento, fazendo com que o individuo observe um modelo em uma situação que normalmente provoque certo grau de ansiedade.

 

Modelagem participante – A modelagem consiste no uso de aproximações sucessivas e reforçamento diferencial para desempenhos progressivamente mais semelhantes ao desempenho final desejado. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço. Esta técnica permite condicionar comportamentos que ainda não fazem parte do repertório comportamental do indivíduo. Na modelagem participante, o paciente atua de forma ativa no planejamento e execução das atividades.

 

Treino de assertividade – Assertividade é a habilidade social que possibilita ao indivíduo a expressão direta de suas opiniões, sentimentos, necessidades e insatisfações de forma apropriada ao contexto e sem desrespeitar o próprio direito ou o de outras pessoas. No treinamento assertivo, o indivíduo é instruído para autoafirmar-se, quando sentir que uma injustiça foi feita a ele. Frequentemente esta técnica tem início com base em instruções relativamente simples, para que a mudança terapêutica seja efetuada, com o cliente cumprindo um comportamento prescrito, entre as sessões.

 

Ensaio comportamental – consiste na encenação, em contexto clínico, de comportamentos-alvo em situações análogas às vivenciadas pelo cliente, concentrando-se na mudança de comportamento, e focalizando-se na modelagem de estratégias que o indivíduo pode empregar numa situação em particular (Rangé, 2001).

 

Prevenção de respostas (ou dos rituais) – é a abstenção, por parte do paciente, de realizar rituais, compulsões mentais, ou outras manobras, destinadas a aliviar ou neutralizar medos ou desconfortos associados às obsessões (Cordioli, 2008b).

 

GABARITO: (B) Modelação, Prevenção de rituais (de respostas) e Treino de habilidades sociais (assertividade).

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083