SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 95. (UNESP/2012) Para Carl Rogers, como destaca Myers (Explorando a psicologia, 2003), “quando verdadeiramente ouço uma pessoa e os significados que são importantes para ela naquele momento, ouço não apenas as suas palavras, mas a pessoa...”. O trecho citado refere-se à técnica da terapia centrada no cliente denominada

 

(A) escuta ativa.

(B) atenção flutuante.

(C) neutralidade.

(D) congruência.

(E) autenticidade.

COMENTÁRIO

ESCUTA ATIVA

 

Constitui por si o ponto de partida de toda a intervenção de ajuda na perspectiva rogeriana. Permite captar em que aspecto e de que forma podemos ajudar a pessoa, não adotando uma atitude redutora, mas decodificando a dimensão afetiva, em geral não verbalizada, de toda a comunicação. Princípios para uma escuta ativa eficaz:

 

  • Aceitação incondicional do outro;

  • Empatia;

  • Autenticidade.

 

Uma boa escuta demonstra à pessoa que estamos interessados no que ela tem para dizer, que a respeitamos, que estamos atentos e que somos capazes de compreendê-la. Um elemento-chave da escuta ativa é manter o contato com a pessoa através dos olhos.

 

ATENÇÃO FLUTUANTE

 

Segundo Freud, modo como o analista deve escutar o analisando: não deve privilegiar a priori qualquer elemento do discurso dele, o que implica que deixe funcionar o mais livremente possível a sua própria atividade inconsciente e suspenda as motivações que dirigem habitualmente a atenção (Laplanche e Pontalis, 2001).

 

NEUTRALIDADE

 

Consiste em manter certa distância em relação à transferência e à personalidade do paciente, à contratransferência, às pressões do meio externo, aos próprios valores do analista e ao referencial teórico, sem perder a naturalidade e a espontaneidade (Lima, 2013). 

 

CONGRUÊNCIA

 

A congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência. Ela se relaciona às discrepâncias entre experienciar e tomar consciência (Lima, 2013).

 

AUTENTICIDADE

 

Carl Rogers utiliza o termo autenticidade como sinônimo de congruência. Quanto mais o terapeuta for ele mesmo na relação com o outro, quanto mais puder remover as barreiras profissionais ou pessoais, maior a probabilidade de que o cliente mude e cresça de um modo construtivo.

 

GABARITO: (A) escuta ativa.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083