SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 97. (Prefeitura Municipal de Cubatão / 2012) Um paciente apresenta medo excessivo de insetos, como baratas e besouros. O terapeuta decide treiná-lo a relaxar toda vez que lembrar desses insetos. Essa técnica é conhecida como

 

(A) dessensibilização sistemática.

(B) contracondicionamento.

(C) biofeedback contrafóbico.

(D) relaxamento operante.

(E) condicionamento respondente.

COMENTÁRIO

Dessensibilização sistemática - consiste em dividir o procedimento de extinção em pequenos passos. O psicólogo inicia apresentando um estímulo pouco parecido fisicamente ao que produz a resposta que ele quer extinguir, e aos poucos, de acordo com a evolução do paciente, vai aumentando progressivamente a semelhança entre o estímulo apresentado e o que produz a resposta a ser extinta.

 

Contracondicionamento - consiste em condicionar uma resposta contrária àquela produzida pelo estímulo condicionado. Exemplo: Imagine que um determinado estímulo condicionado elicia ansiedade (medo excessivo de insetos); o contracondicionamento consiste em emparelhar este estímulo condicionado a outro que elicie relaxamento.

 

Biofeedback contrafóbico - instrumento que fornece informações em tempo real sobre os processos fisiológicos do organismo, possibilitando que as respostas fisiológicas sejam monitoradas e que o usuário se torne capaz de aprender a modulá-las, permitindo a autorregulação. Com o treino de Biofeedback, é possível identificar as reações de ansiedade frente a estímulos fóbicos e desenvolver autocontrole sobre os processos fisiológicos.

 

Relaxamento operante - o termo relaxamento é utilizado nesta questão para identificar um conjunto de técnicas baseadas no controle voluntário da respiração para a redução do estresse e promoção do bem-estar. O termo operante diz respeito ao comportamento que ocorre em determinado contexto, chamado estímulo discriminativo, e que gera um estímulo que afeta a probabilidade dele ocorrer novamente.

 

ATENÇÃO! O termo 'relaxamento operante' não é uma técnica psicoterápica, mas apenas a junção de dois termos para confundir o candidato.

 

Condicionamento respondente - processo através do qual um estímulo que a princípio era neutro, passa a adquirir a função de eliciar (provocar) uma resposta reflexa. Este estímulo só adquire tal função porque foi associado a um estímulo que tem a função inata de provocar uma resposta reflexa.

 

Vamos rememorar? O comportamento respondente é aquele diretamente eliciado por algum estímulo, trata-se de uma reação fisiológica do organismo, como os movimentos musculares, as reações emocionais imediatas e outras respostas controladas pelo sistema nervoso autônomo. São caracterizados por surgir involuntariamente, eliciados por eventos que os precedem e por não serem aprendidos. Exemplo, piscar os olhos quando um objeto se aproxima demais.

 

GABARITO: (B) contracondicionamento.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083