SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 98. (Prefeitura Municipal de Cubatão / 2012) O modelo cognitivo da depressão postula a tríade cognitiva desse transtorno, que corresponde a

 

(A) anormalidades funcionais de neurotransmissores cerebrais, pensamentos automáticos negativos e distorção da percepção da realidade.

(B) pensamentos automáticos, crenças subjacentes e crenças nucleares dominadas pelo pessimismo.

(C) acentuada dificuldade no processamento de informações, na mediação das informações captadas e na atribuição de significados.

(D) lentificação motora, inibição emocional e baixo nível de motivação para enfrentar as demandas da vida diária.

(E) sofrimento do indivíduo deprimido pela visão negativa de si próprio, do ambiente em que se insere e do futuro que o aguarda.

COMENTÁRIO

O modelo cognitivo de Beck para a depressão pressupõe dois elementos básicos: a tríade cognitiva e as distorções cognitivas.

 

As distorções cognitivas incluem erros no conteúdo cognitivo (significado), no processamento cognitivo (elaboração de significado), ou ambos.

 

A psicopatologia resulta de significados mal adaptativos, construídos em relação ao self, ao contexto ambiental (experiência) e ao futuro (objetivos), que juntos são denominados de tríade cognitiva. Todos os três componentes são interpretados negativamente na depressão (Lima, 2013).

A tríade cognitiva da depressão consiste:

 

  • na visão negativa de si mesmo, na qual a pessoa tende a ver-se como inadequada ou inapta;

  • na visão negativa do mundo, incluindo relações, trabalho e atividades;

  • na visão negativa do futuro. 

 

O paciente deprimido elabora sua experiência de maneira negativa e antecipa resultados desfavoráveis para seus problemas (Beck et al, 1997)

 

Deste modo, a tríade cognitiva da depressão corresponde ao sofrimento do indivíduo deprimido pela visão negativa de si próprio, do ambiente em que se insere e do futuro que o aguarda.

 

GABARITO: (E) sofrimento do indivíduo deprimido pela visão negativa de si próprio, do ambiente em que se insere e do futuro que o aguarda.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083