SÉRIE 180 QUESTÕES COMENTADAS DE PSICOLOGIA

QUESTÃO 99. (Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul / 2013) David E. Zimerman aponta que a formação de um grupo terapêutico analítico, com fins de insight, quer seja em instituição ou em clínica privada, passa por 4 etapas sucessivas: planejamento, encaminhamento, seleção e composição do grupo. Segundo este autor, dentre os critérios de seleção é importante considerar se o paciente está motivado para um tratamento pelo método analítico, isto é, que ele reconheça que está necessitando de tratamento e, sobretudo, que está disposto a

 

(A) não guardar segredos, já que a psicoterapia de grupo analítico exigirá a disposição de permitir o processo de livre associação.

(B) realizar a psicoterapia em grupo, com a participação conjunta de toda e qualquer pessoa.

(C) pelo menos uma vez ao mês, iniciar a temática da sessão, expondo suas dificuldades, com fins de tratá-las.

(D) aceitar os demais elementos do grupo, oferecendo amizade, para que com intimidade possam todos estar mais encorajados a tratarem suas questões.

(E) fazer mudanças psíquicas, para adquirir melhores condições de qualidade de vida.

COMENTÁRIO

Segundo Zimerman (2007), o encaminhamento de um paciente para participação de um grupo não é requisito suficiente para sua inclusão, sendo necessária a realização de entrevistas de seleção com o paciente a fim de identificar se este é indicado ou contraindicado para determinado grupo. 

 

A razão da seleção é evitar situações como, por exemplo, selecionar dois pacientes que individualmente tinham boa indicação, mas que no grupo demonstraram que não poderiam interagir de modo a serem tratados em conjunto.

 

Outras situações a serem avaliadas na seleção são possíveis desconfortos contratransferenciais, impossibilidade do paciente pagar pelo tratamento ou cumprir os horários, motivação insuficiente para o tratamento.

 

A motivação é um dos aspectos mais relevantes na seleção de pacientes para tratamento em grupo. É fundamental que o paciente esteja motivado para um tratamento pelo método analítico, isto é, que ele reconheça que está necessitando de tratamento e, sobretudo, que esteja disposto a fazer mudanças psíquicas, para adquirir melhores condições de qualidade de vida.

 

GABARITO: (E) fazer mudanças psíquicas, para adquirir melhores condições de qualidade de vida.

EXPERIMENTE GRÁTIS O SISTEMA VIP

Administrado por: Editora Sanar LTDA - ME

CNPJ: 18.990.682/0001-92 

R. Alceu Amoroso Lima, 172 - Salvador Office & Pool, 3ro Andar - Caminho das Árvores, CEP 41820-770, Salvador - BA - Brasil Tel.: 71 3052-4831

PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE:

Email: suporte@concursospsi.com

WhatsApp: (71) 99672-9083